Ao povo o que é do povo

Temos nos debruçado nos últimos meses a entender como surgiu o imposto na vida das pessoas, também chamado de tributo, o que certamente ocorreu muito antes de Cristo ter dito, segundo uma passagem do Evangelho, em resposta à provocação de nacionalistas judeus da época, “dar a César o que é de César”.
A humanidade, desde priscas eras, tem uma subjetiva escalada de valores que fazem ou gostar ou detestar pessoas, instituições, produtos, serviços, etc. Num ponto, no entanto, a unanimidade prevalece: “abomina pagar tributos”.
A organização da sociedade exige um custo a ser pago por alguém, ou melhor por todos. E isso vem quase que da pré-história. O que poderia ser um binônimo ‘custo-benefício’ que refletisse a realidade, não é.
Quem nos bancos escolares estudou a história universal, sabe bem que os impérios da Antiguidade, como Grécia e Roma, se sustentaram pela cobrança de tributos, através da força militar que, em boa medida, desempenhava o papel de cobradora de impostos.
A história do Brasil tem muitos exemplos nesse sentido, pois desde o descobrimento pelos portugueses, que bem poderiam ter acertado o caminho para as Índias, e não para os índios, foi instituida a rapina, a gatunagem, a ladroagem. Para dar um verniz nesse assalto, muitas décadas depois, a Corte Portuguesa decidiu organizar uma forma de se sustentar, criando impostos. Usando a Inglaterra como modelo, tentaram organizar um sistema de tributos semelhante, porém só levou em conta o necessário para ‘pagar as despesas’.
Nas Minas Gerais, ainda no Brasil-Colônia, esse imposto era conhecido como ‘derrama’, e fez os dois primeiros mártires da nossa história: Felipe dos Santos e Tiradentes. Curiosamente, ambos na mesma cidade, que se insurgiram contra a excessiva cobrança da Coroa.
O resto da história, até chegarmos aos dias de hoje, é sobejamente conhecido. Continuamos a sustentar, em nome de uma sociedade que precisa funcionar, uma casta formada por quadrilheiros travestidos de políticos, eleitos por uma maioria de incautos e imbecis,  que impõe ao povo pesados impostos sem que se tenha direito ao segundo termo do ‘custo-benefício’.
Se na antiga Roma era ‘dar a César o que é de César’, hoje é imperioso ‘dar ao povo o que é pago pelo povo’.

Posts similares

  • E agora, Antônio?

    Com a licença poética do grande Carlos Drummond de Andrade, adaptamos aqui parte da primeira estrofe do famoso poema ‘José’, que ilustra o momento político vivido pela cidade e pelo seu governante maior: “E agora, Antônio? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Antônio?… Após anos à espera de uma solução para a…

  • Menor número

    O cargo ou a função, como queiram, de vereador, sempre foi sonho de consumo de muitos mairiporanenses. Afinal, uma sessão semanal e um polpudo salário se cotejado à maioria dos trabalhadores, são ingredientes atraentes, pode-se dizer até sedutores. Mairiporã já contabilizou, em alguns pleitos, números expressivos de postulantes a uma cadeira legislativa. O parlamento municipal,…

  • Gastos serão menores?  

     Um dos ingredientes mais controversos da política partidária brasileira é o denominado fundo eleitoral, que sustenta as agremiações e seus integrantes com o dinheiro do povo. E que dinheiro, é bom destacar. São R$ 5 bilhões, para bancar a existência dessas siglas e o financiamento das campanhas eleitorais. Muito diferente do que disse Gleisi Hoffmann,…

  • Primeira etapa

    A primeira etapa do processo eleitoral 2024 chega ao fim neste final de semana. Além da janela partidária, em que os vereadores pulam de sigla em sigla até encontrar uma que os satisfaçam, neste sábado quem pretende ser candidato precisa estar filiado a um partido político. Em outubro vão ser eleitos prefeito e vereadores (13…