Vacinação contra a gripe em grávidas e crianças começa segunda-feira

A TERCEIRA etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que teria início neste sábado, 9, com a relização do Dia D, foi adiada para começar no dia 11, segunda-feira. Nesta fase serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres pós-parto), professores, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade. A vacinação desse grupo ocorrerá até 5 de junho. A vacinação continua nas UBS do centro e Terra Preta e nos postos de saúde.

Números – De acordo com o DataSus, do Ministério da Saúde, em Mairiporã já foram vacinados 10.959 idosos (o esperado era 8.217), cobertura de 133,37% da meta estipulada, que era de 95%; outro público-alvo que superou a meta proposta foi dos trabalhadores na Saúde, com 1.676 imunizados, de um total de 1.651 aguardados, ou seja, 101,51%.

Outros grupos tiveram baixa procura, pois a vacinação começa na segunda-feira. São esperadas 5.938 crianças, 800 gestantes, 131 puérperas e 3.929 adultos na faixa etária entre 55 e 59 anos, além dos professores.

Pessoas que estavam entre o público-alvo na primeira fase da campanha ainda podem se vacinar. Basta procurar a rede municipal de Saúde. As doses de vacina contra a gripe estão sendo entregues em lotes pelo Estado e são suficientes para atender os públicos de cada etapa.

Pessoas com doenças crônicas e situação clínica especial devem apresentar uma comprovação de sua condição para ter acesso à vacina, segundo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São aceitos como comprovante: prescrição médica; receita de medicamento; anotação em prontuário das unidades de saúde; cadastro em programas de controle de doenças crônicas; comprovante de vacinação para influenza ou a caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza em anos anteriores.