Nesta sexta-feira (2) a Prefeitura, através da Secretaria da Fazenda, realiza encontro municipal promovido pela Comissão Municipal da Agenda 2030. O encontro faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas, de acordo com a Lei nº 4.083, de 20 de dezembro de 2021, que adota a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), como diretriz de políticas públicas no âmbito municipal. Participaram do encontro, além dos secretários, representantes do poder legislativo e judiciário locais, como também entidades e associações do município. Também estiveram presentes representantes da FNE – Frente Nacional de Prefeitos e da Coordenação do Instituto Cidades Sustentáveis.
O prefeito Aladim comentou a importância das ações das secretarias municipais nestes quase 2 anos e meio de mandato e que vão de encontro ao atendimento das 169 metas e dos 17 objetivos que compõe o apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que ninguém seja esquecido.
Durante o evento serão realizadas apresentações musicais e literárias por parte de alunos da rede municipal de Educação e aprendizes dos projetos ligados à Cultura. Serão demonstrados aspectos relacionados ao IDSC – Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – que apontam que a cidade de Mairiporã tem avançado significativamente em todos os indicadores dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ficando à frente de todos os municípios que compõe o Consórcio dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).
Dentre as 5.568 cidades brasileiras, Mairiporã ocupa a 814ª colocação e os demais municípios da região aparecem nas seguintes posições: Cajamar (919), Caieiras (1.158), Franco da Rocha (1.993) e Francisco Morato (2.950).
Segundo a Secretária da Fazenda, Silvana Francinete, pasta em que está atrelada a Comissão Municipal, os desafios para o futuro são grandes, mas as políticas públicas da gestão, somadas as iniciativas das entidades e do terceiro setor, estão dando a Mairiporã um protagonismo quando se trata do compromisso com o planeta.
A Prefeitura lançou oficialmente um Desafio de Boas Práticas e pretende avaliar e premiar até o final do ano as ações que atendam os ODS e promovam a sustentabilidade no cenário atual de responsabilidades nos aspectos: social, ambiental, econômico e institucional de maneira sustentável para esta e para as próximas gerações. (Da Reportagem – Foto: Reproduçãoi)