Quais são as cinco funções fundamentais do urbanismo?
Segundo pesquisa, são convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação, saúde, segurança e proteção e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural e sustentabilidade urbana.
Baseado nisso e no que temos assistido em Mairiporã nos últimos 3 anos, é imperioso dizer que a cidade caminha a passos largos para um desenvolvimento jamais experimentado, principalmente quanto à sustentabilidade urbana.
A gestão que assumiu a Prefeitura a partir de 2021 é a responsável por alterar positivamente a forma de administrar o município, governar com olhos atentos às necessidades da população, ouvi-la e com ela partilhar problemas e soluções, que em pouco tempo resultaram num avanço até então nunca visto.
O prefeito Aladim, desde o primeiro dia, buscou a excelência na gestão, que em última análise é o desafio de todo administrador sério e comprometido com os recursos públicos. Os novos tempos exigem também novas atitudes. Definir prioridades, planejar ações e estratégias, implantar cronograma, definir orçamento, instituir metas e objetivos, monitorar resultados, ajustar as ações, concluir os projetos e programas, divulgar os serviços e atender às expectativas dos cidadãos, sabemos todos, não são desafios simples de enfrentar.
Porém, superá-los e perseguir os que precisam ser concluídos, é o que garante à população serviços de qualidade e, consequentemente, o reconhecimento de que os recursos arrecadados são aplicados de forma adequada, transparente e eficiente.
Atender aos reclamos de uma sociedade que há décadas esperava pelo salto de qualidade, obrigou o prefeito a buscar recursos em outras esferas, sem o que projetos e programas não sairiam do papel.
Com olhos no futuro e no legado necessário para fortalecer não só a gestão municipal, mas o município e sua população, o governo municipal tem agora dado atenção à mobilidade urbana, problema que nenhum dos antecessores quis resolver ou, em alguns casos, foram malemolentes ou, ainda, não eram capacitados.
Em síntese, ao assumir a Prefeitura há três anos, Aladim agarrou a oportunidade de demonstrar que trabalho sério, com um único beneficiário, ou seja, o povo, ajuda na construção de um futuro sustentável e mais justo.