O Cortiço

RAPHAEL BLANES

“A vida é relação.” (Martin Buber)

Toda geração gosta de acreditar que superou o passado. É uma ilusão confortável, quase terapêutica. Aluízio de Azevedo, ao escrever “O Cortiço”, em 1890, não estava apenas descrevendo um casarão decadente na Rua de São Diogo, cercado de barracões amontoados, onde vidas se misturavam sem escolha. Ele estava expondo uma sociedade inteira: a disputa por espaço, a ganância que se disfarça de progresso, o desejo alheio despertando inveja, a força bruta sobrepondo-se à fragilidade.

O cortiço de João Romão, que cresce enquanto seus moradores se afundam na miséria, é retrato de um Brasil que naturaliza a exploração de uns pelo enriquecimento de outros. Em certa passagem, o narrador descreve aquela massa humana que ali se aglomerava “como larvas no esterco” imagem dura, quase insuportável, mas que Azevedo usa de propósito: ele quer que a leitura incomode.

Mais de cem anos depois, cabe perguntar: o cortiço desapareceu ou apenas trocou de endereço, de decoração, de CEP? Ele está nas cidades que crescem sem planejamento, empurrando famílias inteiras para onde ninguém escolhe morar. Está nas relações de trabalho em que a dignidade é negociada por um salário muitas vezes insuficiente. E, se formos honestos e a honestidade nunca foi o forte da nossa espécie, está também dentro de casa, quando o barulho do mundo lá fora entra pela porta e vira briga à mesa, silêncio no jantar, cansaço que vira grito.

Porque o cortiço de Azevedo não era só um prédio: era um jeito de conviver. Pessoas próximas demais fisicamente, mas distantes emocionalmente. Cada um cuidando do seu quintal, fingindo não ver o vizinho que sofre. Repetimos esse padrão sem perceber.

Moramos ao lado de parentes com quem quase não conversamos. Dividimos o mesmo teto com filhos, cônjuges ou pais e, ainda assim, cultivamos distâncias que doem mais do que qualquer parede de taipa. Convenhamos: é mais fácil condenar o egoísmo de João Romão do livro do que reconhecer o nosso, praticado em doses menores e diárias.

A crítica social de Azevedo continua atual porque a raiz do problema não mudou: colocamos o ter acima do ser, o interesse acima do cuidado. Vemos isso em famílias que brigam por herança antes mesmo do luto terminar, em pais tão ocupados sustentando a casa que esquecem de habitá-la com presença, em filhos que crescem sozinhos entre paredes cheias de gente.

Talvez o maior desafio da nossa geração não seja construir cortiços físicos, mas evitar construir cortiços afetivos: lares onde se divide o espaço, mas não se compartilha a vida.

Reflexão – Antes de julgarmos o Brasil ou o local em que vivemos, retratado por Aluízio de Azevedo, vale perguntar: minha própria casa é um lar ou apenas um cortiço bem decorado? A boa literatura não existe para nos consolar, e sim para nos incomodar. Ela nos convida a olhar para fora só para, no fim, nos obrigar a olhar para dentro.

Raphael Blanes: Servidor Público Municipal, formado em Filosofia, Gestão em Saúde Pública, Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, Gestão Hospitalar, Saúde Única (One Health), RH e Desenvolvimento de Equipes e graduado em Psicologia. Instagram: @raphaelblanes – Email: blanes.med@gmail.com.

Posts similares

  • Terror

    Recentemente comecei a apreciar algo que nunca achei que fosse possível: filmes de terror. Não vou dizer que assisto a um filme do gênero por semana, mas para quem sempre se recusou a passar perto de uma televisão que transmitisse esse tipo de conteúdo, assistir algum de vez em quando já é um avanço. Ainda…

  • Roma e a arte de matar a sede

    RAPHAEL BLANES “A simplicidade é a maior das sofisticações.” (Leonardo da Vinci) Há cidades que impressionam pelos monumentos. Outras, pelos museus. Roma consegue fazer algo ainda mais curioso: transformar até a água em história. Nestes dias em que caminho por suas ruas, entre monumentos que atravessaram séculos e pequenas cenas do cotidiano, uma coisa me…

  • Pandemia

    De vez em quando acontecem algumas coisas que a gente sabe que vão ficar marcadas na história. Não na nossa história pessoal, individual, mas na história do mundo mesmo. Daqui a 5, 10 anos, não estaremos nós relembrando aquela vez que o mundo inteiro foi atingido por uma doença altamente transmissível? O que acontece é…

  • Vídeochamada

    Entre as maravilhas que a tecnologia nos proporciona está a vídeochamada em grupo. Não que seja alguma grande novidade, já que existem desde que me conheço por gente. Mas, na última semana, eu e alguns amigos acabamos fazendo essas videochamadas em grupos de três ou quatro pessoas e cheguei a conclusão que, em se tratando…

  • O poder das abelhas

    “Ninguém é tão grande que não precise do outro, nem tão pequeno que não possa ajudar.” (Dom Hélder Câmara) No dia 3 de outubro celebramos o Dia Nacional das Abelhas. Pequenas no tamanho, mas gigantes na importância, elas fazem muito mais do que simplesmente voar de flor em flor. Cada movimento é estratégico: carregam vida,…