Idosos com 60+ podem vacinar contra a gripe e a Covid a partir de segunda-feira

As campanhas de vacinação seguem no município e, na semana passada, teve início a de combate à gripe. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, a partir de segunda-feira tem início a etapa de imunização de pessoas com 60 anos ou mais, contra a Covid (4ª dose) e a Gripe.

Na primeira etapa foram vacinadas as pessoas na faixa etária com 80 anos ou mais. Nesta semana, as com 70 anos.

A faixa de idade a partir dos 60 anos pode procurar pelos postos de vacinação e tomar a dose do imunizante contra a gripe, na segundea-feira (4), e no dia seguinte, para a quarta dose contra a Covid.

Nova recomendação do Ministério da Saúde autoriza que as duas vacinas (Covie e Gripe) podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação era para que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações.

Ainda com relação ao calendário da vacina da gripe, a partir de 2 de maio podem ser imunizadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas; dia 9/5, indígenas, professores, portadores de deficiência e com comorbidades; a partir do dia 16/5, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

A vacina contra a gripe é trivalente, composta pelos virus Influenza A H1N1, Influenza B H3N2 e Influenza B.

Crianças – Segundo novo boletim, 7.543 doses contra a Covid foram aplicadas em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, relativas à primeira carga, ou seja, 88% do total esperado, enquanto 4.164 já receberam a segunda dose, que representam 48%. Na soma das duas doses foram disponibilizadas 11.707 doses. A população estimada no município nessa faixa de idade, é de 8.601 crianças. (Lúcia Helena/CJ)