Espere minha mãe

Mãe é mãe! Quantas vezes a gente já ouviu isso. Por mais que tantas não façam por merecer esse título. Nesses casos, com certeza um desvio, pois o natural é que esse Ser seja sagrado quando compreende sua missão. Toda minha devoção a Mãe de Jesus, Maria. Escolhida entre todas e cheia de graça para gerar em seu ventre o menino Deus.

Minha sincera compaixão por aqueles que já perderam a sua e que passarão esse dia recordando com saudade. Admiração por aquelas que passarão o primeiro dia da condição de mamãe. Gratidão por ter por perto a minha, ainda que tão debilitada. Eu não posso pedir que caminhe, que veja, que compreenda o tanto que eu sinto falta, mas posso amá-la. Continuar amando na sua fraqueza, no seu olho castanho que ainda aberto não consegue mais me ver, mas se alegra quando sabe que estou por perto. Saudade de podermos conversar, fazer nossas fofocas, tomar seu cafezinho e brigar que fez pouco e que está com pena do pó de café. Ser o seu assessor e telefonar para os seus amigos e te ouvir prometendo que qualquer dia vai lá. Quase nenhum deles restou para que pudesse ligar hoje e você sequer sabe disso.

Vejo você vivendo devagar e precisando de tantos cuidados. Imagino quando eu pequenininho nos seus braços carecia também da sua proteção. Lembro de você leoa me defendendo e me convencendo de que no final tudo fica bem. Outro dia, ainda quando a depressão veio me encontrar, eu subi as escadas correndo de desespero e me ajoelhei na sua frente chorando no seu vestido. Verdade mãe, tudo ficou bem e o tempo passaria levando tudo embora, igualzinho você me disse que seria. Amanhã é o dia das mães e você que lê este escrito, se puder, esteja bem perto da sua mãe. Tão perto quanto puder e por todos os minutos que conseguir.

Todo dia eu ainda tenho medo e não estou preparado para sua partida. “Talvez eu morra jovem em alguma curva do caminho e algum punhal de amor ferido completará o meu destino”. Nunca se sabe, mas seja como for: Que amanhã seja um lindo dia.

Feliz dia das mães!

 

Luís Alberto de Moraes tem formação em Letras, leciona há quase vinte anos e prepara o lançamento de um livro de crônicas e poemas. @luis.alb