Grandes lições

O que não é eterno morre e isso pode parecer o óbvio, mas garanto que a gente se surpreende analisando as lições de Jesus na sua existência humana. A filosofia nos mostra tantos diferentes pensamentos ao longo da história e o quanto tudo vai se transformando. Os gregos e Aristóteles morreram e o pensamento grego foi pouco a pouco sendo substituído por outros modos de pensar a vida, o homem e o universo.

Quem fixou sua fé nos pensadores os viu deixar suas lições ao mundo, mas os soube concluir seus dias seguindo cada qual para seu túmulo. O que quero dizer com isso é que houve apenas um que foi o grande líder e mestre. Este era judeu e nasceu em Nazaré, 350 anos depois de Aristóteles.

O grego Aristóteles estudou na academia de Platão. Cada qual subversivo a seu tempo, mas o jovem galileu disse coisas que ninguém tinha dito antes e finalmente respondeu ao nosso maior questionamento: o que a vida tem que ter para valer a pena? A resposta quando pronunciada com clareza, produz extraordinário impacto no espírito de quem ouve.

A vida que vale a pena é a que assumidamente faz sentido quando dedicada ao outro. O incrível segredo contraditório, ao que poderíamos pensar, já que equivocadamente pensamos que o sucesso poderia estar ligado ao nosso próprio ganho, riqueza, conforto e poder.

O filho do carpinteiro veio dizer praticamente o contrário. Desconcertante, provou que o que carrega a verdadeira felicidade consigo é a entrega! É o tanto que a gente pode proporcionar, alavancar o outro de maneira que ele viva melhor do que viveria se você não existisse. Proporcionar o sorriso e a alegria que só foi possível porque você interferiu. Só assim a vida terá sido boa e saberemos que valeu a pena viver.

Quem é pai e mãe, bem sabe que basta que seu filho adoeça para que gaste tudo que tiver ou tenha guardado para si, de maneira que faça tudo para ver sua cura. Então descobre rápido o que tem valor, já que não pensaria duas vezes para trocar até mesmo a sua vida pela vida do seu filho.

O que Jesus ensinou é que o amor vale mais do que a própria vida. Quem aprendeu vive para diminuir o sofrimento de quem sofre. Na Ucrânia, por exemplo, temos visto pessoas completamente despreparadas se atirando em escombros para salvar pessoas desconhecidas.

Grandes lições! Que aprendamos enquanto é tempo.

 

Luís Alberto de Moraes – @luis.alb – Autor do livro “Costurando o Tempo – dos Caminhos que Passei”