Sendo educar ensinar normas que oportunizam o indivíduo a ser educado para que possa conviver em harmonia com a sua sociedade, auxiliando-o resolver os problemas postos ao longo de sua vida, torna-se inevitável a transmissão de conhecimentos de uma geração para outra.
A educação ocorre em todos os lugares ao longo da vida. Segundo Brandão em seu livro: O que é Educação (2007), “Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.”
A educação se dá na escola e em muitos outros lugares, podendo ser com a ajuda de outras pessoas, mas também por insights aprendemos ou ensinamos. Entendida como um direito humano essencial é um dever do Estado garantir que todos tenham acesso gratuito. Além das escolas a função de educar deve ocorrer em outros espaços e serviços da cidade. Daí o conceito de cidades como espaços educadores.
Sendo assim qual o papel da escola? Ela tem o papel formal da educação com seu objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento – conteúdos estruturados – possibilitando que todos possam aprender, em especial, no processo de alfabetização e letramento que abre horizontes inestimáveis na vida das pessoas. Segundo Libâneo, em seu livro Organização e gestão da escola: teoria e prática,(2001), a escola tem, fundamentalmente, por finalidade: “preparar para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional; formação para a cidadania crítica e formação ética.”
A escola se compõe com os outros espaços educadores das cidades que complementam com a informalidade da educação que se apresenta sem intencionalidade, na socialização, na convivência religiosa, através da mídia e relações familiares e há, também, a educação não formal fora da escola como em espaços públicos, em museus, nos bairros e nas ruas, entre outros.
Desta forma, é possível destacar a responsabilidade de cada indivíduo em sua convivência social, já que ao mesmo tempo que exerce sua cidadania ele também ensina sem essa intencionalidade, pois alguém por instinto ou com a capacidade de entender verdades escondidas – insights – pode aprender.
Daí, na minha opinião, a maior importância do papel formal da escola: a sua finalidade da formação ética que é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica, orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Sem ética as divergência entre as pessoas acumulam discórdias na convivência social entre indivíduos.
Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.