Coluna do Correio

FRASE

“A cidade pode crescer até o ponto em que conserva sua unidade, mas nunca além disso.” (Platão, filósofo e matemático grego)

133 ANOS

No aniversário de Mairiporã, em que todos exaltam suas belezas, suas conquistas e sua história, contada à exaustão nas últimas décadas, nada como lembrar de um texto de Chico Xavier, que tomamos a liberdade de reproduzir neste espaço.

“A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.

A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos…

Tudo bem!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum…

é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.”

 

ANIVERSÁRIO

O prefeito Aladim tem programada três ações para este final de semana, em comemoração aos 133 anos de Mairiporã. Vai inaugurar a Unidade Básica de Saúde do bairro Hortolândia, para atendimento a toda a região no entorno e a Casa da Mulher, na Tabelião Passarella, onde até bem pouco tempo funcionou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. E para fechar as festividades, assinará a Ordem de Serviço para início das obras de construção de uma creche no prédio onde funcionou a antiga Fábrica de Alumínio. Três presentes para a aniversariante.

DUPLA VITÓRIA

Em novembro de 2020, um dia antes das eleições municipais, o então prefeito Antônio Aiacyda ingressou em juízo com uma ação em que pedia o recolhimento da edição do jornal daquela data, que trazia o resultado da pesquisa eleitoral com ampla vantagem do candidato Aladim. A ação também pediu o enquadramento criminal e o Judiciário, em primeira instância (Mairiporã), condenou o jornal ao pagamento de uma pesada multa. Em instância superior, no entanto, em brilhante trabalho do advogado do Correio Juquery, Dr. Gabriel Nardini Abdala e sua equipe, o Tribunal de Justiça reformou a sentença e arquivou a ação. No ano passado, foi a vez do genro do ex-prefeito, sr. Adriano Gonçalves de Freitas, ingressar contra o jornal, por artigo sobre o concurso público do qual ele participou e de seu empréstimo como funcionário à Prefeitura de Santana de Parnaíba. Nesse caso, a sentença em âmbito local foi favorável ao jornal e na quarta-feira (22) se deu o trânsito em julgado, novamente em excelente trabalho do Dr. Gabriel Nardini Abdala. Duas ações, duas vitórias do jornal.

SECRETÁRIO

Na próxima segunda-feira está prevista a solenidade de posse do vereador Valdeci Fernandes (Republicanos) que vai ocupar a Pasta de Serviços Urbanos no governo municipal. Vai se licenciar da Câmara e ceder lugar a uma segunda mulher na composição legislativa: Ruth Freitas Cunha. Valdeci foi o vereador mais votado nas duas últimas eleições.

CONFIANÇA

A Câmara votou e aprovou projeto que criou dois novos cargos ‘de confiança’, que em outras palavras significa livre nomeação, para as funções de Diretor-Geral e Secretário. A justificativa é que ambos são necessários para o funcionamento da Escola do Parlamento e Cidadania do Legislativo.

PROCON

A exemplo do que ocorre nas cidades vizinhas, a unidade local do Procon precisa fiscalizar o comércio e punir as irregularidades. Alguns postos de combustíveis, por exemplo, colocam os valores na placa sobre o pagamento via aplicativo, em destaque, enquanto o preço normal não fica evidente, induzindo consumidores ao erro. Há que se coibir definitivamente essa prática. É direito do cidadão ter acesso às informações precisas daquilo que pretende comprar ou contratar.

DE VOLTA!

Depois de longos dez anos, finalmente a Secretaria Municipal de Esportes vai organizar o campeonato amador de futebol, em suas três divisões. Já não era sem tempo. Mairiporã certamente tem talentos para esse esporte, escondidos diante da ineficácia dos governos anteriores. Na próxima semana o secretário Fernando Brandão promete divulgar como será disputado inicialmente a 1ª Divisão, com regulamento, equipes participantes e data de início. A arbitragem será responsabilidade de empresa do ramo, que está sendo contratada através de licitação.

OUVIDORIA

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) criou uma ouvidora exclusiva para o atendimento de mulheres. A proposta é ter uma ferramenta para que as funcionárias possam denunciar situações de violência, assédio e outras ocorrências durante o trabalho. “Nosso objetivo é criar um canal seguro e específico para receber eventuais relatos das servidoras que se sentirem prejudicadas”, disse o presidente Dimas Ramalho. A criação da ouvidoria foi publicada no Diário Oficial no sábado, 19, e tem o prazo de um mês para ser implantada.