Coluna do Correio

FRASE

A sorte não existe. Aquilo a que chamamos sorte é o cuidado com os pormenores. (Winston Churchill, estadista e escritor britânico)

 

ELEIÇÕES 2024

À medida que os dias avançam, a movimentação de dirigentes partidários em busca de pré-candidatos a prefeito, vice e vereador aumenta na cidade. Informações são veiculadas a cada semana, sobre reuniões entre políticos que revelam a intenção de inserir seus partidos na disputa eleitoral, inclusive com nomes ventilados. As mesmas informações, no entanto, revelam que respeitados nomes da sociedade local já declinaram de convites, pois encarar um processo eleitoral não é tarefa para iniciantes e muito menos para amadores. A busca, ao que parece, vai seguir até meados do ano que vem, recheada de especulações diárias e com os mais diferentes enredos.

REALIDADE

Mairiporã tem dois ex-prefeitos: Jair Oliveira, que foi eleito duas vezes, e já se declarou fora de qualquer participação em eleições, afirmando que os tempos são outros, e Márcio Pampuri, com um mandato, que parece disposto, porém está longe de ter a estrutura necessária para embarcar nessa empreitada. Por outro lado, ex-vereadores, uns poucos, é bem verdade, ainda sonham com um retorno ao Legislativo, o que também é uma realidade cada vez mais distante. A política, em tempos extremamente tecnológicos, reduz cada vez mais as chances de quem, há tempos do lado de fora, volte para dentro.

MESMO TIME

Um ditado tão antigo quanto o futebol, diz que ‘em time que está ganhando não se mexe’. Pelos lados do Palácio Tibiriçá, segundo assessores próximos ao chefe do Executivo, essa recomendação será levada ao pé da letra: Aladim e Wilson Sorriso são candidatos naturais à reeleição no ano que vem. A lembrar que o prefeito é hoje o maior quadro político da cidade.

LEGENDAS

Este segundo semestre também marca o início de movimentações partidárias, que certamente vão desembocar em trocas nos comandos em Mairiporã. A maioria das siglas não tem diretório, mas sim comissão provisória, o que facilita o ‘tira e põe’ de acordo com a vontade dos caciques em nível estadual e a subserviência dos locais. Até a chegada das convenções, é difícil prever quantas trocas de dirigentes serão feitas.

TRABALHO

Digno de todos os elogios o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário municipal de Saúde, Raphael de Souza. Dinâmico, sempre presente e dono de uma visão singular sobre a área, tem cada vez mais conquistado o respeito e admiração de todos.

QUESTIONAMENTO

Se descriminalizar a porção de 60 gramas de maconha por pessoa, cuja decisão está nas mãos dos senhores ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), surge o seguinte questionamento: onde e de quem o usuário irá adquiri-la? Do traficante, ou a partir de então, seria chamado de comerciante?

DAS ANTIGA

Para a ‘galera das antiga’, foi dado o sinal e os sessentões ja se preparam para mais um show do ex-Beatle Paul McCartney, que será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os dias 30 de novembro de 16 de dezembro. Foram anunciadas cinco datas, mas as vendas ainda não começaram. Paul, com 81 anos, e Ringo Starr, com 83, são os únicos vivos da famosa banda inglesa.

 

FOLCLORE POLÍTICO

Fácil – O ex-prefeito Arlindo Carpi disputou várias eleições, chegou até a ser eleito vice-prefeito em 1988, mas só conseguiu chegar ao Palácio Tibiriçá em janeiro de 1987. Algumas semanas depois de tomar posse, ainda sob efeito da conquista, em conversa com interlocutores, dentre eles alguns jornalistas, disse alto e bom som que não imaginava ser tão fácil administrar a cidade. As dificuldades que eram descritas por seus antecessores, não procediam. E falou com tamanha convicção, que preocupou todos aqueles que, mais experientes na vida pública, sabiam da realidade. Dois meses foram suficientes para Carpi concluir que, governar a cidade, era muito mais sério e penoso do que imaginou e que não existia qualquer tipo de facilidade no ato de administrar. Quatro anos depois não conseguiu se reeleger.