FRASE
“Reuniões são indispensáveis quando não se quer fazer nada.” (John Kenneth Galbraith, economista e diplomata canadense)
AUDIÊNCIAS
A Câmara de Vereadores já agendou para o começo do mês de junho as duas audiências públicas para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) documento que vai servir de balizamento para a LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023. De acordo com os números, o orçamento da cidade deverá crescer 8,5% em relação ao que está em vigor. Enquanto outros municípios não vão conseguir um reajuste em seus orçamentos, em Mairiporã isso é possível graças ao controle de gastos e austeridade com o dinheiro público.
INVESTIMENTOS
No próximo mês a Prefeitura realiza três certames licitatórios para escolher empresas que vão pavimentar uma rua e duas estradas na periferia. São vias importantes e movimentadas. Segundo o chefe do Executivo, mais de R$ 1 milhão serão investidos nessas obras.
MAIS
Ainda de acordo com o prefeito, outras licitações estão prontas para conclusão e escolha de empresas que vão construir outras obras por toda a cidade. Conforme tem dito, a administração municipal pretende fechar este ano com pelo menos 60% das promessas cumpridas, que foram feitas na campanha eleitoral em 2020.
REUNIÃO
Na última sexta-feira o prefeito reuniu em seu gabinete, no Palácio Tibiriçá, todo o secretariado. O encontro serviu para uma prestação de contas do primeiro escalão depois de 100 dias de governo relativos ao segundo ano.
CALMARIA
Com a substituição de todos os ônibus que realizam o transporte coletivo urbano, parece que enfim o governo do município está vivendo um período de calmaria, sem reclamações quanto ao serviço da empresa responsável.
MOBILIDADE
A Secretaria de Mobilidade Urbana precisa determinar uma fiscalização mais rígida nas principais vias da cidade, para coibir e punir infratores que não respeitam a faixa de pedestre. A situação beira a calamidade e fazer a travessia de um lado a outro requer máxima prudência para evitar acidentes, pois os motoristas não respeitam nada nem ninguém. Uma fiscalização se faz necessária, principalmente nos horários de pico, para testemunhar a ‘farra do boi’ que motoristas e motoqueiros promovem. É preciso saber que há diferença entre motociclista e motoqueiros.
SELETIVA
Com o comportamento atual da Secretaria de Mobilidade, passa-se a impressão de que o trabalho de fiscalização de trânsito é seletivo. Aplicar as sanções previstas no Código Brasileiro de Trânsito para quem coloca em risco a integridade física dos pedestres é o que se impõe. Enquanto não doer no bolso dos infratores, nada mudará.
TÍTULO
Os adolescentes de Mairiporã aumentaram significamente o colégio eleitoral da cidade, com o cadastro de primeiro título feito junto ao Cartório local. Ainda é um número longe do ideal, mas já deu uma melhorada. A expectativa agora é saber se esses jovens vão ter a mesma vontade e iniciativa na hora de votar. Sobre o total de eleitores da cidade é difícil estimar, porque os que estavam com o documento suspenso por falta de biometria foram liberados para votar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prometeu divulgar, até o final de junho, o número oficial dos que estarão aptos no dia 2 de outubro. Números de abril mostram Mairiporã com pouco mais de 55 mil eleitores.
UM OU OUTRO
Segundo informações veiculadas nas redes sociais, no mês de abril morreram 66 pessoas vítimas de Covid. No mesmo período, os registros apontaram 960 assassinatos. Como os principais jornais e canais de televisão omitiram esses dados, cabe uma pergunta: devemos usar máscara ou colete?
O BOLSO
Embora a inflação em abril tenha sido menor que a de março, os preços nos supermercados e ferias seguem escalada de alta. Ao cidadão resta uma saída: ou paga caro para comer alguns produtos ou muda o cardápio. Em abril a cenorou ficou 178% mais, o tomate 103% e a maioria dos hortifrutigranjeiros acima dos 50%. A salada ficou salgada. E nem é bom falar da gasolina.