Coluna do Correio

FRASE

“Não é a ocasião que faz o ladrão, o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: a ocasião faz o furto; o ladrão já nasce feito”. (Machado de Assis, escritor brasileiro)

RECORDE

O site deste jornal continua alcançando números extraordinários em sua audiência. Segundo dados relativos aos 10 primeiros dias de setembro, uma média de 933 visitantes únicos por dia são registrados, que representam a cada semana mais de 5 mil acessos únicos. Um recorde! Os resultados apontam para um crescimento de leitores (site + impresso) e a certeza de que o caminho trilhado, de ser um órgão imparcial e independente traz resultados muito positivos e acentua a credibilidade do Correio Juquery.

ASFALTO

O prefeito Aladim conseguiu inserir Mairiporã no Pró-SP, plano de desenvolvimento do governo do Estado, que vai pavimentar estradas de terra e vicinais por todo o território paulista. Mairiporã vai ter asfalto em toda a extensão da estrada que liga o Jardim Cinco Lagos ao bairro Pirucaia, que somam 13 quilômetros. É também por essa ligação que o governo municipal pretende instalar o projeto do Porto Seco.

RECEITAS

O governo do município, pelo sexto mês seguido, bateu a previsão de receita. Só em agosto a diferença foi de mais de R$ 5 milhões. O resultado é comemorado pela administração, que credita o bom momento à retomada do crescimento econômico e a seriedade com que a gestão trata o dinheiro público.

VAPT VUPT

A sessão legislativa de terça-feira (14), véspera de feriado em Mairiporã (data consagrada à padroeira da cidade), foi na base do vapt vupt. Com apenas um projeto a ser votado, o trabalho se limitou à conhecida e manjada enxurrada de indicações e moções.

ATÉ DIA 30

A Secretaria Municipal da Fazenda deve encaminhar até o final do mês a LOA (Lei Orçamentária Anual), documento que fixa despesas e estima receitas para o exercício de 2022. Segundo projeções preliminares, vai ser o maior Orçamento da cidade, superior a R$ 320 milhões.

EM DEBATE

Os vereadores e o Iprema (Instituto de Previdência Municipal) seguem debruçados sobre as mudanças que serão feitas na nova proposta de aposentadoria dos servidores públicos de Mairiporã. Trabalho complicado, mas que deve estar concluído ainda este ano.

ELEIÇÕES (I)

A Câmara dos Deputados segue mexendo no Código Eleitoral e as mudanças se dão de acordo com os interesses da classe política. A quarentena de juízes, representantes do Ministério Público, polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal e Civis voltaram a figurar no texto com necessidade de cumprir um prazo de 4 anos, porém só vai valer a partir de 2026. O que dá oportunidade de Sérgio Moro ser candidato no ano que vem.

ELEIÇÕES (II)

Todas essas mudanças, mais a volta das coligações partidárias, vão ser analisadas, debatidas e votadas pelos senadores. Só que eles têm prazo até o final deste mês para decidir. Caso contrário, não começam seus efeitos nas eleições de 2022.

CIDADES INTELIGENTES

Em 11 indicadores pesquisados pela Urban Systems, que divulga anualmente o Ranking Cnneted Smart Cities, sobre as cidades mais inteligentes, Mairiporã pontuou apenas em Segurança, aparecendo na 22ª posição dentre os municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes. Franco da Rocha e Francisco Morato obtiveram notas em Mobilidade e Urbanismo e Caieiras em Mobilidade.

ESPERADO

A ausência de Mairiporã no quesito Mobilidade era esperado, pois a cidade coleciona os mesmos problemas de mais de duas décadas. Pior que colecionar problemas é não ter vontade política de mudar o problema, que só faz aumentar e não sinaliza que exista algum estudo que possa dar esperança à população de que esse setor da administração pública venha a corrigir, se não no todo, ao menos em parte o que de vivencia há longos anos.

ENGAIOLADOS

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), e o secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau, foram presos, em flagrante na quarta-feira (15), em decorrência de uma operação da Polícia Federal (PF), que apura um esquema de desvios de dinheiro na área da saúde. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos apartamentos onde moram o prefeito e o secretário, e nos paços municipais de Guarujá (Moacir dos Santos e Raphael Vitiello) e em um prédio de luxo no Boqueirão, em Santos.

PESQUISA

Pesquisa da Reuters Institute e University of Oxford, que avaliou o desempenho de todos os órgãos da chamada grande imprensa no Brasil, divulgou esta semana os resultados, Entre maio e junho, ouviu por telefone duas mil pessoas. O trabalho, segundo o Instituto, visa compreender como diferentes segmentos têm diferentes graus de confiança nas notícias e, assim, ajudar aqueles que estão interessados em conquistar a confiança deste público. A Record ficou em primeiro com aprovação de 68%, em segundo SBT e Band com 64%, a Globo com 58%, CNN (53%), Folha de S. Paulo (49%), Estado de S. Paulo (46%), BBC Brasil (44%), jornais Extra e TV Brasil (42%) e Antagonista, Terça Livre e Brasil 247 com 20%. Nos números englobam todas as empresas dos respectivos grupos (jornais, TVs abertas e por assinatura e internet)