FRASE
“Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.” (Albert Einstein, físico e matemático alemão)
POSSE
O presidente da Câmara deu posse à vereadora Ruth Freitas, suplente do titular Valdeci Fernandes, que assumiu uma secretaria no governo municipal. Ela vem se juntar a outra representante feminina no parlamento, Leila Ravázio. A nova parlamentar é pedagoga e funcionária pública de carreira. Na terça-freira fez sua estreia em plenário.
SÉTIMA
Com a posse de Ruth, ela se torna a sétima mulher a ocupar a vereança na história política do município. Anteriormente passaram pelo Legislativo Maria Zeza Gomes de Oliveira (1977/1982); Iolanda Lopes de Oliveira (1997/2000); Maria Francisca Boralli e Ana Maria Gaggini Tellian (2001/2004); Tia Val (2013/2016) e Leila Ravázio (2021/2024). A se notar que entre a primeira mulher eleita e a segunda, houve um intervalo de exatos 20 anos. A escolha de mulheres ainda é muito insipiente em Mairiporã. Também a se registrar que três ocuparam o cargo de vice: Terezinha Wisniewski (2001/2004), Ana Tellian (2009/2012) e Débora Lopes (2013/2016).
OS FREITAS
Com a posse de Ruth, o total de sobrenome Freitas na Câmara passa a ser de três, computando Doriedson e Gilberto. Porém, não há grau de parentesco entre eles. Anteriormente, lá nos anos 1990, outro Freitas passou pela Casa de Leis, tendo sido presidente: Rui Marcelo de Freitas.
NENHUM
Pelo que se viu ao final do prazo para mudança de partido e filiação partidária, Mairiporã não vai ter nenhum candidato nas eleições de outubro. Salvo se alguém se dispuser a dobrar com algum nome já conhecido, na tentativa de amealhar votos na cidade. Os que estão fora do poder, no entanto, não têm poder de fogo eleitoral. A oposição na cidade derreteu após o pleito de 2020.
CICLO
Juntamente com outros 61 chefes de Executivo das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, o prefeito Aladim participa na segunda-feira de um ciclo de debates organizado pelo Tribunal de Contas do Estado, que vai abordar, dentre inúmeros temas, mudanças na legislação que afetam as administrações municipais. O encontro será na cidade de Campinas. Além dos prefeitos, devem participar vereadores, secretários e funcionários de áreas específicas.
CENTRO
O prefeito anunciou esta semana a criação de um Centro Especializado em Saúde da Criança, voltado para pessoas do espectro autista. Mais uma acerto de Aladim, que tem provocado verdadeira revolução na área da Saúde, justamente o setor que todos os seus antecessores relegaram a planos secundários.
CENSO
Acontece neste domingo a prova do concurso para a contratação de recenseadores e agentes para trabalhar no Censo Demográfico 2022. Em Mairiporã só quem se inscreveu é que sabe onde a prova será realizada. Outra curiosidade é que para a função de recenseador, a proporção vaga/inscrito curiosamente é de 1 para 1, ou seja, a oferta tem a mesma quantidade da procura. Se alguém for reprovado, vai faltar recenseador.
DESINTERESSE
Na história dos censos demográficos no Brasil, esta é a primeira vez que o desinteresse por esse trabalho temporário foi muito além das expectativas. Em outras oportunidades, tratava-se de um concurso muito disputado. Há cidades, segundo dados divulgados pelo próprio IBGE, que o número de inscritos é infinitamente inferior ao dos cargos oferecidos. Ou seja, vai ser um censo dos mais complicados.
BAZÓFIA
A bazófia de João Dória ao anunciar que desistia de sua candidatura à presidência da República só serviu para acabar com o pouco crédito político que restava ao PSDB. E também para conturbar ainda mais a candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia, que não consegue subir nas pesquisas. Por enquanto, Garcia ainda goza do apoio de muitos prefeitos, dentre eles Aladim. Mas até outubro a expectativa é saber se isso se sustenta.
TUCANOS
Nem os mais poderosos partidos adversários e nem mesmo os políticos filiados que se envolveram em escândalos e corrupção foram capaz de trucidar com o PSDB, da forma rápida como João Dória conseguiu. O partido praticamente foi dizimado em São Paulo, com a saída de dezenas de prefeitos, centenas de vereadores, de nomes expressivos no cenário nacional, ou seja, reduziram os tucanos a pó de traque. Se tivessem encomendado a especialistas dar um fim no PSDB, não conseguiriam com o ‘brilhantismo’ de Dória. O ex-governador Alckmin deve estar ‘orgulhoso’ dessa figura que ele criou, quando lá atrás o colocou como prefeito da Capital. Dória decolou no favoritismo e aterrissou no fracasso.