Durante décadas Mairiporã não se viu representada em nenhum dos parlamentos brasileiros: Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. Isso se deveu a pelo menos dois fatores: seu pequeno colégio eleitoral e a pulverização de votos, que contemplavam absurdamente mais de 200 candidatos em cada uma das duas casas de lei.
Em todo esse tempo, prefeitos e vereadores percorreram gabinetes de deputados, senadores, ministros e secretários estaduais pedindo recursos, que se convencionou chamar “de pires na mão”. Os resultados, como a história registrou, foram pífios.
Com o passar dos anos, ainda que de forma tímida, os eleitores foram se conscientizando que recursos importantes para o desenvolvimento da cidade só chegariam se alguns deputados obtivessem boas votações no município. Ficou claro que a eleição de deputados estaduais (principalmente) e federais, comprometidos com os interesses mairiporanenses, era fundamental na defesa dos interesses locais.
Foi com o prefeito Aladim que houve uma expansão na conquista de recursos e na fidelização de alguns deputados, que passaram a representar Mairiporã. Desde então, repasses significativos de verbas beneficiam todas as áreas da administração municipal, em especial Saúde, Saneamento Básico e Educação.
Isso demonstra a eficácia da representação política nas instâncias que decidem, assim como a importância de eleger representantes comprometidos com as necessidades mais prementes da cidade.
Nos primeiros três anos do governo Aladim, em levantamento superficial, foram destinados ao município mais de R$ 500 milhões, que permitiram um avanço desenvolvimentista jamais experimentado. Problemas que remontam décadas foram solucionados, setores foram priorizados e quem ganhou com isso foi a população. Melhorou a saúde, a educação, a segurança, a mobilidade urbana (que agora começa a ter maiores investimentos), a geração de emprego, as ações sociais, a pavimentação e o saneamento básico.
Contar com deputados que trabalham por Mairiporã fortalece a relação com o Estado e com a União, pois influenciam nas decisões dos governos paulista e federal e resultam em recursos para atender as necessidades dos cidadãos.
A destinação de verbas significativas para a melhoria da infraestrutura municipal é um exemplo do impacto positivo que uma representação parlamentar comprometida pode beneficiar à sociedade como um todo.
Claro que ainda há muita gente que vota num parente distante, ou para agradar o patrão, atender pedido de líderes religiosos, por interesses específicos e até a possibilidade de um emprego. Esse comportamento em nada ajuda a sociedade e muito menos minimiza os problemas.
Então, é preciso que todos sejam conscientizados que as melhorias obtidas e os problemas sanados, se devem à importância da representatividade política, ou seja, saber usar o voto em favor do coletivo.