Exame de sangue

Abre a mão, fecha a mão. Abre a mão, fecha a mão. Abre a mão, fecha a mão. Como não sei qual é a hora certa de parar o movimento, continuo até que eu tenha certeza que a agulha já não está mais chupando meu sangue. Naqueles minutos (na realidade são apenas segundos, mas parecem ser minutos) tensos, tudo que eu faço é pensar: “Abre a mão, fecha a mão. Abre a mão, fecha a mão. Abre a mão, fecha a mão”. Será que está funcionando? Será que o sangue está bombeando do jeito que deveria? Acho que devo abrir e fechar, abrir e fechar, abrir e fechar com mais rapidez.
Não chego a ter medo de tirar sangue, porém não julgo quem tem. Afinal, é um tanto quanto incômodo ver aquela agulha entrando na sua pele, procurando uma veia que você nem sabia que estava lá. Além do mais, a partir do momento em que você entra na sala branca, nunca se sabe o que pode acontecer.
Na primeira ocasião em que tive que tirar sangue para um exame, depois de tantos anos sem tirar desde a infância, um tipo de milagre aconteceu: como era um dia de muito frio, a enfermeira teve dificuldade de achar a veia e, por isso, me fez deitar na maca e colocou uma coberta sobre mim. O resultado foi que não senti nada, nem o furo da agulha, nem a saída do sangue. Na segunda vez, estava confiante de que o feito da primeira se repetiria. Mas, como um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, foi completamente diferente. O dia também era um dia frio, mas a enfermeira não me fez deitar para que ficasse mais confortável. Pelo contrário, a moça não desistiu de maneira nenhuma de arrancar o sangue de lá, custe o que custar. Tanto que, depois de furar o braço esquerdo umas três vezes, ela partiu para o braço direito. O resultado não foi dos mais agradáveis, e acabei com dois braços roxos.
Mesmo depois de tantos exames de sangue, que já perdi a conta, estaria mentindo se dissesse que ver a agulha pinicando não deixa certa tensão no ar. Mas dura pouco. Logo, a retirada acaba antes mesmo de eu parar de abrir a mão, fechar a mão. Abrir a mão, fechar a mão. Abrir a mão, fechar a mão.

Posts similares

  • Cruzadas

    Recentemente, mais especificamente entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, influenciado pela minha mãe, descobri que tenho uma paixão secreta, nunca antes manifestada: fazer palavras cruzadas. Não, não é um hobby exclusivo, muita gente e (pasmem) pessoas de várias idades fazem palavras cruzadas. O detalhe é que ninguém classifica as palavras cruzadas como…

  • Pensar antes de falar

    O cérebro é uma máquina complexa que trabalha mais rápido do que qualquer tipo de equipamento industrial que o homem possa inventar. A gente pensa, pensa muito, pensa o tempo todo sobre tudo que acontece. Desde coisas importantes, como o futuro do país, ou quando vai ser o apocalipse, e até coisas nem tão importantes…

  • Razão

    Tem coisa melhor do que soltar um grande, forte e imponente “eu te avisei”? A sensação é tão satisfatória que há inclusive quem se deixa vencer em uma primeira discussão, para depois ter o prazer de dizer que estava certo. Chamo isso de “o prazer de estar certo” e, depois de mousse de maracujá e…

  • Urgente!

    Não me envie mensagens avisando que “precisamos conversar sobre determinado assunto”. Aliás, não envie nenhum tipo de mensagem que anteceda aquilo que se quer falar. É a pior coisa do mundo. Esse é um hábito um tanto quanto estranho, mas que muitas pessoas têm. Aquelas mensagens que dizem “preciso falar uma coisa” e que fazem…

  • O silêncio que faz sentido

    “A palavra é prata, o silêncio é ouro”. (Proverbio árabe) Vivemos cercados de ruídos: notificações, pressa, opiniões e distrações constantes. O tempo todo somos chamados a responder, produzir, falar. Mas, nesse barulho sem fim, temos perdido algo essencial a capacidade de escutar. E não me refiro apenas a ouvir palavras, mas a escutar de verdade:…