As mais ouvidas

Para mim, uma das coisas boas da tecnologia é que hoje em dia existem dispositivos que registram as músicas que você mais ouviu durante o ano. De uns dois ou três anos para cá, o momento em que eu recebo, no meu celular, a relação das músicas que guiaram o meu ano, se tornou um momento tão esperado quanto qualquer outra festiva e marcante.. Tem música que ouvia em janeiro, em agosto e em novembro. No verão, no inverno e no outono.
Não é novidade que as músicas têm o poder de nos remeter a momentos importantes e outros nem tanto assim e, por isso, ter uma playlist com as músicas mais ouvidas durante um ano não significa apenas ver – no caso, ouvir – quais das músicas realmente não saíram dos seus ouvidos. significa reviver todos os diversos sentimentos que se passaram naqueles 365 dias. É como um grande flashback auditivo.
Aquela música que ouvi no rádio e pela qual fiquei obcecado, aquela música que ouvia no ônibus, no caminho para o trabalho, aquela música que um amigo me apresentou e aquela música que nem gostei muito de início, mas acabei ouvindo inúmeras vezes. Ou seja, as músicas que estiveram presentes nas diferentes fases de um mesmo ano, e olha que são muitas.
Músicas que deixei de ouvir, por conhecer novas ou por cansar das antigas mesmo, e agora voltam a estar reunidas em um local onde sempre posso acessá-las para, com isso, acessar sensações, momentos e memórias passados.