FRASE
“Tem gente que sonha com o sucesso. E tem gente que trabalha todos os dias para conquistá-lo.” (Wayne Huizenga, empresário e filantropo dos EUA)
EXTERMINADOS
Que coisa mais maluca o Censo Demográfico 2022, de responsabilidade do IBGE. Os elogiosos trabalhos que o instituto presta ao País, acabou jogado fora com a divulgação das populações das cidades brasileiras, na quarta-feira (28). Em Mairiporã, os recenseadores (trabalho de campo) ou os estatísticos (trabalho de tabulação) exterminaram 20 mil mairiporanenses. Nem a guerra Ucrânia x Rússia conseguiiu tanto. Segundo o próprio IBGE, a cidade tinha 103 mil habitantes em 2021, passou para 113 mil no final de 2022 e esta semana, como num passe de mágica, ficou reduzida a 93 mil habitantes. É algo inexplicável, pois todos esses números não foram inventados, foram publicados pelo IBGE. Como as populações influem diretamente nos repasses de recursos federais e estaduais, o Judiciário pode se preparar para receber milhares de ações contestando o resultado divulgado.
MOBILIDADE
O prefeito Aladim deu a largada na quarta-feira para o início das obras de construção de uma nova avenida na região central da cidade, chamada de Avenida Boulevard. Obra de fôlego, com investimentos de mais de R$ 8 milhões e uma alternativa para melhorar o tráfego e desafogar a Av. Tabelião Passarella. Uma nova via, numa região que tem três ruas desde o início do século passado, é de se louvar.
CONCESSÃO
Outra boa notícia foi a aprovação, pela Câmara, da cessão do Estádio Municipal à empresa It Sports World Esportes Olímpicos S/A, que no Brasil representa a equipe da Internazionale de Milão. Dentre os requisitos constantes na cessão, o uso do local para instalação de um Centro Formador de Atletas em Mairiporã e que a gestão do Estádio será parcial. Conversas de bastidores apontam para um investimento de R$ 120 milhões no local.
PERFORMANCE
Os nobres vereadores encerraram na terça-feira (27) o primeiro semestre legislativo. Agora, férias de 31 dias, até o final de julho. E a performance, semelhante a outros semestres, revelam números altos de trabalhos apresentados, 90% deles de pura perfumaria, ou seja, sem interesse social. Fechando o período fevereiro/junho, o total de indicações foi de 538, com 58 moções de apelo (nenhuma para Deus, felizmente), 10 moções de congratulação (conhecidas como puxa-saquismo politiqueiro) e 43 requerimentos.
FÉRIAS
O pessoal que costuma bater ponto no plenário do Legislativo, nas sessões da Câmara, sob os mais variados motivos, precisa agora arrumar o que fazer nas noites de terça-feira. Alguns, mesmo que muito a contragosto, vão ter que ficar em casa com as esposas.
LDO APROVADA
A Câmara aprovou terça-feira (26) o projeto que institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. Apenas uma emenda foi apresentada e aprovada, passando a fazer parte do texto final. A LDO objetiva apontar as prioridades do governo municipal para o próximo ano e vai servir de base para a Secretaria Municipal da Fazenda dar início a um outro projeto, a LOA (Lei Orçamentária Anual), que deve ser entregue ao Legislativo até o dia 30 de setembro. É a LOA que vai estimar receita e fixar as despesas, com previsão dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos.
HOMENAGEM
A Câmara também aprovou o nome do novo terminal rodoviário do distrito de Terra Preta, que vai se chamar ‘José Damião de Oliveira – Zé Ceará’, empresário e que teve assento no Legislativo no início dos anos 2000. Homenagem justa.
ARMAMENTO
A Prefeitura ampliou o arsenal da Guarda Civil Municipal (GCM), como novas armas, mais modernas, entregues no início da semana. Além do armamento, os guardas passaram por capacitação que vai tornar o patrulhamento preventivo mais eficaz.
DE NOVO?
E não é que o Datena está de volta à política? Ou melhor, suas promessas estão de volta. Agora anuncia que será candidato a prefeito de São Paulo nas eleições do ano que vem. Em ‘n’ oportunidades se disse candidato e desistiu, o que leva o eleitor a, uma vez mais, desconfiar do apresentador. Datena também declarou que agora se filiará ao PDT. Ou seja, a cada promessa, um partido diferente. Alguém ainda acredita nele?
PALADAR
Segundo publicação da imprensa, o presidente Lula reclamou da qualidade da comida nas viagens ao exterior e também aquelas sob responsabilidade do Itamaraty, servidas no Brasil quando recepciona autoridades estrangeiras. A chef Eloisa Fernandes, que venceu a primeira edição do reality “Masterchef Brasil”, não escapou das críticas do presidente, cujo paladar, de uns anos para cá, se tornou finíssimo.