Só 26% dos candidatos a vereador tem curso superior

POUCO mais de 26% dos candidatos ao cargo de vereador nas eleições deste ano, em Mairiporã, tem ensino superior completo , de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 253 registros de candidatura, 66, ou 26,4%, são de pessoas com alguma formação superior. O porcentual é um pouco superior ao das eleições de 2012, quando 153 candidatos, que representavam 34,5% do total, declararam possuir pelo menos uma graduação.
Atrapalha – Pessoas participarem da vida política no País são muitas e não é de agora. Elas podem atuar como representantes do povo, mas a necessidade de saber como lidar com as questões da administração pública, tanto no Executivo, quanto no Legislativo, tira o embasamento necessário para que se exerça a função.
Segundo os analistas, a administração pública tem grande valor a questão jurídica, o que, no entanto, não quer dizer que tenha que ser advogado, mas capacidade de entendimento mais amplo. A função de vereador, por exemplo, lida com a elaboração de projetos de lei e não raro muitos deles ferem a Constituição, ou seja, é um projeto morto, que é vetado quando submetido à sanção do Executivo. Ou seja, absoluta perda de tempo e de material de consumo.
Para os analistas, desconhecer os trâmites da administração, algumas vezes, também resultam em condenações por improbidade devido ao desconhecimento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *