A menos de um mês interesse dos votantes é baixo na cidade

tabelaLEVANTAMENTO realizado pela reportagem do Correiro em quase todos os bairros da cidade, revela que a população tem pouco ou nenhum interesse nas eleições municipais de outubro. Os números, mesmo com a disputa acirrada, é um alerta às equipes de campanha, o maior deles o de estimular o eleitor e evitar que os altos índices de abstenções, registrados em 2012, Naquela oportunidade as abstenções foram 17,79%, os votos brancos (5,36%) e nulos (6,41%) , ou seja, 29,59% do total de votos, que resultaram na perda de 15.177 votos.
De acordo com o levantamento, a soma de 56% dos votantes disseram ter pouco ou nenhum interesse pelo processo eleitoral.  Para 24% o interesse está no nível médio. O restante (19%) respondeu ter muito interesse no assunto e 1% não sabe ou não respondeu.
Embora não se tenha números de outros municípios, a avaliação de analistas é que os resultados seriam praticamente os mesmos.
De cima – Analistas debitam na conta dos políticos que ocupam cargos nas esferas estdual e federal a motivação pelo desinteresse do eleitor. Ou seja, o exemplo veio de cima e desmotivou o cidadão.
Por outro lado, acreditam que o interesse pode aumentar à medida que a data do pleito estiver bem próxima, principalmente em cidades menores. Candidatos ouvidos pela reportagem acreditam que os Jogos Olímpicos e o processo de impeachmente desviaram a atenção do eleitorado quando do início das campanhas.
Idosos – O levantamento revela ainda que a maior faixa dos desinteressados na cidade é formada por pessoas acima dos 60 anos: 39% sem interesse nenhum e 25% com interesse pequeno.
O eleitorado jovem é outro segmento que não se diz estimulado a discutir e votar no nas escolha dos dirigentes da cidade para os próximos quatro anos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *