Vagas valem para cursos virtuais, remotos e presenciais nos 645 municípios do Estado
O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (26) a abertura de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. As vagas integram o primeiro Mutirão de Qualificação do Estado.
Serão ofertadas vagas para cursos virtuais, remotos e presenciais nos 645 municípios de São Paulo. O mutirão é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros. Os cursos são distribuídos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. Entre as áreas ofertadas estão varejo, gestão, tecnologia, economia criativa e idiomas. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial.
Inscrições – Para as 100 mil vagas nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo, as inscrições devem ser realizadas nos sites: Cursos de Economia Criativa, Varejo, Gestão e Tecnologia: www.cursosviarapida.sp.gov.br. Cursos de tecnologia e Idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos: www.novotec.sp.gov.br/parcerias.
Há 140 mil vagas para áreas de empreendedorismo. O programa Empreenda Rápido é responsável em apoiar empreendedores no passo a passo para abrir o seu negócio e/ou trabalhar como freelancer. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas. Os interessados devem realizar a inscrição no site empreendarapido.sp.gov.br.