O melhor presente de Natal da minha vida!

Enquanto criança, qual foi o melhor presente que ganhei no Natal, me perguntou outro dia o Joãozinho, criança esperta, filho de um amigo. Respondi de pronto: sempre preferia uma bola de futebol, esporte que pratiquei por longos anos.

Depois refletindo melhor, com a maturidade de um adulto calejado, conclui que o melhor presente que recebi dos meus pais durante minha criancice foi o incentivo para aprender a ler e escrever. Esse foi o maior presente que recebi na vida. Abriu a porta do mundo, me possibilitando todas as oportunidades e escolhas de minha vida profissional e pessoal.

O melhor presente para uma criança é alfabetizá-la adequadamente! Claro que na criancice adoramos outros presentes no dia de Natal.

O ensinamento na educação infantil e nos anos iniciais é o investimento orçamentário mais importante da educação municipal! Por isso, seriedade e foco em sua aplicação caracteriza a boa gestão educacional do ente federativo.

Na última terça-feira (20) o novo governo federal anunciou o seu ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador e senador eleito pelo Estado do Ceará. A sua Secretária Nacional de Educação Básica será a atual governadora do Ceará, Izolda Cela, notadamente, porque o Ceará tem hoje 87 dos 100 melhores resultados de escolas dos anos iniciais do ensino fundamental no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – sendo as 10 melhores as cearenses. E, também o Ceará, nos anos finais, do 6º ao 9º anos, conta com 70 escolas entre as 100 primeiras.

Educação de qualidade não acontece do dia pra noite, necessário implantar ações de políticas públicas contínuas. Esse processo necessita de comprometimento público, muita seriedade do gestor de plantão, visando, prioritariamente, aplicação adequada dos recursos educacionais e o aprimoramento da aprendizagem dos alunos.

O IDEB é um bom exemplo. Essa ação de política pública educacional, iniciada em 2005 e concluída em 2021, mensurou a evolução da aprendizagem de nossas crianças nos anos iniciais, de responsabilidade municipal em Mairiporã, que saiu de 4,8 pontos atingindo 6,7 em 2019, superando a meta estabelecida. Com evolução nesse período de 39,6%, ficou na 230ª posição no ranking paulista e em 1º lugar ficou o município de Elisiário, com 8,3 pontos, 24% acima do nosso resultado,

Nesse processo, Mairiporã, nos anos iniciais, vem numa crescente desde 2013 e em 2021, último ano dessa ação de política pública educacional nacional, Mairiporã cravou 6,2 pontos. Queda justificável pelo período pandêmico (2020-2021), entretanto tal desempenho foi possível pela evolução da aprendizagem dos períodos anteriores, ou seja, os alunos avaliados nos 5ºanos em 2021 estavam no 3º ano em 2019, quando seus colegas dos 5ºs anos superaram a meta estabelecida pelo IDEB. Educação é processo contínuo!

Em 2021, no ranking paulista, Mairiporã, nos anos iniciais caiu para a posição 251º, queda de 21 posições, sendo a cidade de Floreal a primeira com 8,4 pontos. No nacional Mairiporã está na posição 1.045º sendo a cidade cearense Ararendá a primeira com 9,5 pontos.

Reafirmo, então, a prioridade na educação municipal de Mairiporã é a de resgatar a trajetória de crescimento da aprendizagem de nossas crianças, interrompida pelo período pandêmico, tem que ser enfrentado com seriedade e comprometimento público do gestor municipal, não podendo descuidar ao investir recursos educacionais que se perdem nos ralos do desperdício; muito menos acomodar na valorização de todos os profissionais do magistério e dos outros profissionais da educação.

A gestão com seriedade proporciona educação com qualidade! Este seria o maior presente para a criançada de nossas escolas municipais.

Oportuno desejar um Feliz Natal para os leitores do Correio Juquery.

Boas Festas!

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.