Hora do almoço

Pergunta séria: existe uma hora certa para almoçar?
Eu sei que a hora clássica estabelecida é o meio-dia, mas sempre achei esse um horário tão cedo para uma refeição reforçada como o almoço deve ser. Geralmente, almoço entre 12h30 e 14 horas, mas, nos últimos dias, isso mudou. Acontece que, agora que estou de férias, venho tendo vontade de almoçar logo de manhã, por volta das 10 horas.
O café-da-manhã é internacionalmente conhecido como a refeição mais importante do dia, porém eu me preocupo mesmo é com o almoço. Ninguém vê problema em repetir o café-da-manhã, mudando o nome dele para café-da-tarde ou algo parecido.
Repetir porque as mesmas coisas que se come em um café-da-manhã, se come de tarde ou em outros horários do dia, em forma de petiscos: pães, lanches, leite, iogurte… Já o almoço é um momento único, que só pode ser comparado ao jantar, embora os dois sejam bem diferentes.
O almoço é aquele primeiro momento de descanso do dia, uma pausa nas obrigações que nos circundam desde a manhã. Todo mundo valoriza uma boa pausa para o almoço e, quanto mais longa ela for, melhor. Até mesmo aquele antigo hábito tirar um cochilo depois de comer torna o dia mais leve.
Mesmo assim, não me permito almoçar antes do meio-dia por não ser “hora do almoço”, um tipo de convenção previamente estabelecida. Malu, uma amiga minha, disse que depois da 11h30, almoçar já é permitido, mas, por mais que seja contra as minhas vontades, eu espero. Vai que dá algum tipo de azar almoçar antes da hora.