Covid: Cobertura vacinal da 2ª dose está abaixo do ideal em crianças de 5 anos

A LENTA procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Mairiporã para crianças entre 5 e 11 anos deveria preocupar as autoridades de saúde da Prefeitura. Isso porque, até agora, a cobertura alcançada é de 64%, que seria a cobertura completa, porque não existe a terceira dose (reforço) que os adultos tomam. E está abaixo da meta considerada ideal, de pelo menos 70%.

A segunda dose para crianças nessa faixa etária começou em fevereiro e até ontem tinham sido aplicadas 5.482 doses.

A primeira dose, que começou em janeiro, ultrapassou o ideal de 70% e já foram vacinados 7.997 menores, que representam 93% do total esperado de 8.601.

As duas doses para essa faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade, somam 78,5%, número ainda distante dos 95% esperados, porém acima dos 70% que as autoridades avaliam como aceitável.

Os números são mais preocupantes com as crianças mais novas e mostram que quanto menor a idade menor é a adesão, inclusive na primeira dose.

No total, incluindo adultos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 6.430 pessoas ainda não procuraram os postos de vacinação para receber a segunda dose.

.