Em comemoração ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (22), a Sabesp realizou a 18ª Megaoperação de Limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro, no Sistema Cantareira. A ação se desenvolveu em parceria com o Parque Estadual do Juquery e contou com a participação de funcionários, parceiros e voluntários para retirar o lixo descartado ao longo das margens da represa. Os resíduos foram retirados com a ajuda de barcos e por solo. Foram recolhidas aproximadamente cinco toneladas de lixo do local.
“Aqui é um ponto chave do abastecimento do Cantareira. Depois, a água segue para apenas mais um reservatório antes de ser tratada e distribuída para as cidades da região Metropolitana de São Paulo. Por isso, essa é uma ação muito importante, pois além de conscientizar sobre o descarte correto de lixo, reafirma o nosso compromisso em preservar os sistemas hídricos e mananciais” disse Alexandre Bueno, gerente do departamento de Recursos Hídricos da Sabesp.
Também participaram da ação o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Corpo de Bombeiros (5ºGB), Polícia Militar Ambiental, Solvi Essencis Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), a Defesa Civil de Franco da Rocha e Mairiporã e as Secretarias de Meio Ambiente de Mairiporã e Franco da Rocha. A ação teve a finalidade de conscientizar a população sobre os impactos causados por conta do descarte inadequado de resíduos e a preservação ambiental.
Entre os resíduos mais coletados nesta 18ª edição do mutirão de limpeza estavam garrafas pet, sacolas plásticas, isopor, latas de alumínio, garrafas de vidro e roupas. O material é proveniente do descarte de lixo em ruas das cidades, que acabam indo parar nos rios. Os resultados demonstram a necessidade de continuar conscientizando a sociedade de que lugar de lixo é no lixo. O descarte inadequado de resíduos causa a poluição ambiental, danos à saúde pública e diversos impactos negativos aos ecossistemas. (Da Redação – Foto: Sabesp/Divulgação)