Coluna do Correio

FRASE

“Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.” (Cícero, filósofo, político e escritos romano)

VITÓRIAS

Como esperado, o presidente Jair Bolsonaro venceu as eleições (os dois turnos) em Mairiporã. Entre um e outro, aumentou sua votação em 12,4%, enquanto Lula cresceu 7,3%. No turno, Bolsonaro obteve 25.893 votos, e no segundo, 29.538. Para o governo do Estado, Tarcísio de Freitas também repetiu a vitória do turno e passou de 19.780 votos para 28.276, aumento de 30,1%.

REGIÃO

Entre as cinco cidades da região, Bolsonaro venceu em Mairiporã, Caieiras e Cajamar e, como esperado, perdeu em Franco da Rocha e Francisco Morato, municípios com maioria de operários. Na soma dos votos, Lula teve 170.226 e Bolsonaro 157.419. Na disputa pelo Governo do Estado, o eleito Tarcísio de Freitas somou 148.550 votos, e Fernando Haddad, 158.887.

AUSENTES

A diferença entre os dois turnos em relação aos ausentes (abstenções) não foi a que se esperava. A diferença entre as duas votações foi pouca. Mairiporã foi a segunda cidade com maior índice de abstenção nos dois turnos. Juntos, os cinco municípios tiveram a média de 20,62% no domingo, enquanto no dia 3 de outubro essa média foi de 21,07%. Em nossa cidade, 263 eleitores que não apareceram no turno inicial, foram às urnas no segundo.

PESQUISAS

Mais uma vez o Instituto Paraná Pesquisas deu demonstração de profissionalismo, ética e responsabilidade ao divulgar pesquisas eleitorais sobre a disputa pela presidência da República. Acertou em cheio, enquanto DataFolha e Ipec (ex-Ibope) mais uma vez erraram feio.

BLÁ-BLÁ-BLÁ

Finda as eleições, os discursos dos vencedores são os mesmos desde que Pedro Álvares Cabral chegou por estas terras. Invariavelmente citam “Governar para todos”,  “Pacificação”, “Um só País”, “Brasil unido”, enfim, aquela conversa mole que só os incautos engolem. E a seco. Uma vez no poder, o que conta mesmo é quem tem a chave do cofre e os asseclas que escolhe para meter a mão no dinheiro público.

CONVERSOU?

Tão logo foi conhecido o vencedor da eleição presidencial, a imprensa panfletária divulgou que Lula já conversou com Joe Biden (EUA), Emmanuel Macron (França) e Vladimir Putin (Rússia). Conversou é força de expressão. Lula não fala qualquer outro idioma que não seja o português e, ainda assim, mais ou menos. Os intérpretes é que conversaram.

EMPATADOS

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro e Lula empataram em dois municípios brasileiros no 2º turno: Irati (SC) e Guará (SP). Este último não é Guaratinguetá, só Guará. A menor diferença percentual entre os dois ocorreu em Nanuque (MG), com 0,004% de votos separando os dois candidatos. Em números absolutos, um voto deu a vitória a Bolsonaro na cidade mineira.

MAIORIA

No Estado de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou em 547 cidades de um total de 645. Essa performance também influiu de forma positiva na escolha de Tarcísio de Freitas como novo governador paulista.

EM DEZEMBRO

De acordo com o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os eleitos (deputados estaduais, federais e distritais, senadores, governadores e vice e presidente da República e vice) têm até o dia 19 de dezembro para realizar a cerimônia de diplomação, última etapa antes da posse, em 1º de janeiro de 2023.

INAUGURAÇÕES

O final de ano promete inúmeras inaugurações por parte da Prefeitura. A começar pela Rua São Paulo, totalmente revitalizada, até o Hospital Anjo Gabriel. Finalmente a cidade terá um hospital em condições de oferecer tratamento digno à população.