Coluna do Correio

FRASE

“O socialismo dura até o dinheiro dos outros acabar.” Magaret Tatcher (ex-primeira ministra britânica)

BOM TRABALHO

O prefeito Aladim e o grupo que lhe apoia realizaram muito bom trabalho nas eleições. Embora não tenha vencido, o que de antemão já era sabido, o governador Rodrigo Garcia teve melhor percentual de votos em Mairiporã, computando-se a região e também Guarulhos e Atibaia.

REPRESENTANTES

Pode não ser uma enxurrada de votos, mas todos aqueles que ajudaram Mairiporã nos últimos 20 meses, devem ter ficado satisfeitos com os votos recebidos. E o que se espera agora, é que continuem a representá-la pelos próximos quatro anos.

SEGUNDO TURNO

O prefeito Aladim foi procurado ainda no domingo, por figuras importantes do Republicanos, para dar seu apoio no segundo turno ao candidato a governador Tarcísio, primeiro colocado no domingo, inclusive em Mairiporã.

VOZ DAS URNAS

Candidatos que se valeram dos vereadores para obter boas votações na cidade deram com os burros n’água. A maioria teve votação pífia.

VIRAR A CHAVE

Os políticos locais devem agora virar a chave e olhar mais atentamente para 2024, que não está tão longe assim. E os vereadores, que durante a eleição de 2020 prometeram fazer a diferença, e não fizeram, devem colocar tudo de molho: cabelo, barba e bigode. Mesmo que não os tenham. A disputa por uma vaga na Câmara promete ser das mais acirradas. Afinal, salários de R$ 9 mil é só para bem poucos.

DE NOVO

Vereadores ligados à CEI (Comissão Especial de Inquérito), aberta para apurar questões ligadas à Arteris, concessionária da rodovia Fernão Dias, entraram como novo pedido na sessão de terça-feira. O fato chamou a atenção e apurou-se que a CEI que corria anteriormente, acabou perdida por perda de prazo dos senhores parlamentares. Ou seja, de volta ao começo. Cômico, não fosse trágico.

CIDADANIA

A distribuição farta de títulos de cidadania, que há tempos deixou de ser uma honraria fruto de méritos dos homenageados, continua firme e forte na Câmara. O critério estabelecido é o interesse pessoal do vereador concedente. Esculhambaram com o que deveria ser uma homenagem a quem de fato fez alguma coisa pela cidade. Uma vergonha!

AGILIZA

O prefeito Aladim, juntamente com o agora deputado federal Kiko Celeguim e o presidente da Câmara, Ricardo Barbosa, cortaram a fita inaugural do Agiliza, central inteligente de atendimento ao contribuinte mairiporanense. Um trabalho que vai facilitar a vida do cidadão mairiporanense que necessitar dos serviços da Prefeitura e de outros órgãos públicos municipais.

ORÇAMENTO

As atenções do Legislativo agora se voltam para as audiências públicas que vão discutir a LOA (Lei Orçamentária Municipal), que estima o orçamento da cidade para 2023, em quase R$ 500 milhões. Em apenas dois anos o atual prefeito dobrou o orçamento que prevê investimentos para Mairiporã. Depois das audiências e de passar pelas comissões permanentes, a LOA chegará ao plenário para votação. Se os vereadores seguirem o ritual de todos os anos, a votação deverá ocorrer na última sessão do ano, dia 13 de dezembro.

ÚLTIMA

A lembrar que este ano a última sessão não estará reservada para a escolha do próximo presidente. Ele foi escolhido de forma antecipada, em julho, e assume no dia 1º de janeiro, juntamente com os novos integrantes da Mesa Diretora.

ELEITOR

Como teremos segundo turno para a escolha do presidente da República e governador do Estado, o eleitor deve estar prevenido em relação às pesquisas. O que foi visto no turno inicial recomenda não se dar nenhum crédito a qualquer resultado divulgado. Melhor esperar pelo que sairá das urnas.