Coluna do Correio

FRASE

“É preciso amar as pessoas como se não houvessem eleições. (Pensador sincero)

 SESSÕES I

Os nossos solertes vereadores ainda vão continuar de férias do plenário até o próximo dia 16, quando será realizada a primeira sessão ordinária do segundo semestre. Quem imaginou, inclusive esta coluna, que o recesso ficaria restrito apenas a 15 dias, se enganou. Sessão será no dia 16. Apesar do período eleitoral intenso, vão ser discutidas propostas importantes, a começar pela LOA (Lei Orçamentária Anual), cuja estimativa inicial é que ultrapasse os R$ 400 milhões para 2023, o maior da história política da cidade.

SESSÕES II

A esticada até o dia 16, segundo a coluna apurou, deveu-se à realização de duas sessões no mês de julho. Numa delas foi aprovado o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e escolhido o novo presidente da Casa, que assume em janeiro do ano que vem.

TIME ALADIM

Com camisetas que destacavam o nome do prefeito Aladim, Mairiporã se fez representar na convenção do PSDB que indicou o atual governador, Rodrigo Garcia, à reeleição. A festa foi no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, e reuniu mais de 15 mil pessoas de todos os municípios do Estado. O prefeito Aladim, entusiasta da candidatura Garcia, recebeu do governo paulista uma série de benefícios ao longo dos últimos 18 meses, e recursos importantes para obras na cidade.

NENHUM

Até onde se sabe, conforme levantamento feito pela reportagem deste jornal, nenhum dos 13 vereadores teve o nome confirmado para as eleições de outubro como candidato a deputado (federal e estadual). As convenções terminam nesta sexta-feira em todo o País. Além de Mairiporã possuir um colégio eleitoral considerado pequeno, pouco mais de 65 mil eleitores, a questão financeira foi apontada como o principal entrave para uma candidatura que represente a cidade. O que fica é que o eleitor, sempre manipulado, desta vez se disponha a votar naqueles deputados que ajudaram Mairiporã através de emendas parlamentares. Foram importantes nos dezenove meses da atual administração municipal. Por outro lado, seus nomes praticamente não foram divulgados.

ACIRRADA

Pelos números nem sempre confiáveis das pesquisas de intenção de voto, a disputa pelo Governo de São Paulo promete ser a mais acirrada dos últimos tempos. Que a escolha definitiva vai para o segundo turno, ninguém tem dúvida. Os três primeiros colocados, Haddad, Tarcísio e Rodrigo Garcia vão lançar mão de todos os recursos que têm a partir do dia 16, data em que está liberada a propaganda eleitoral.

CONCESSÃO

Ainda é um projeto embrionário, segundo conversas pelos corredores do Paço Municipal. Mas há um estudo em andamento para a concessão dos cemitérios da Saudade e dos Coqueirais à iniciativa privada. Um edital ainda fase de formatação vai fornecer os detalhes, quando for publicado, para contratação de empresa com esse objetivo. A ideia é que as interessadas apresentem estudos técnicos para implantação, gestão, operação, manutenção, exploração e expansão dos serviços públicos dos cemitérios.

SUGESTÃO

Sempre disposto a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o prefeito Aladim poderia instalar, nas escolas municipais, lousas digitais, medida adotada por dezenas de cidades paulistas. Ou pelo menos dar um passo inicial nesse sentido. Segundo as informações, as lousas digitais têm recursos  para serem usadas on-line e off-line, com inúmeras ferramentas e funcionalidades. Fica a sugestão.

AUTÓGRAFO

Colunista deste jornal, o professor Luís Alberto lança no próximo dia 25, em noite de autógrafo, no Auditório Fábio Taneno (Centro Educacional), o livro “Costurando o tempo – dos caminhos que passei”, uma coletânea de artigos, crônicas e poesias.

COMISSIONADOS

A Prefeitura de Atibaia divulgou, logo no primeiro dia de agosto, segundo notícia divulada pelo jornal O Atibaiense, a exoneração dos servidores nomeados para funções de confiança, em cumprimento à decisão judicial em uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Os funcionários concursados, que ocupam cargos em comissão, também terão as portarias revogadas. A ação foi movida pela Procuradoria-Geral de Justiça. Ainda segundo a Prefeitura, a elaboração de uma nova lei, com estrita observância da ordem judicial, está em fase final para uma nova estrutura governamental.

VOZ DO BRASIL

O mais longevo programa de rádio, A Voz do Brasil, completou na semana passada 87 anos. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que o produz diariamente, comemorou a data juntamente com a celebração dos 100 anos do rádio no País. A EBC é vinculada diretamente à Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal.

PESQUISAS

Duas pesquisas divulgadas esta semana mostram que a diferença de Lula para Bolsonaro caiu bastante. No PoderData, o ex-presidente tem 43% e o atual presidente 35%. Já o Instituto Paraná Pesquisas coloca Lula com 41,1% e Bolsonaro com 35,6%. Por outro lado, o jornal Folha de S. Paulo, que tem o presidente como inimigo, divulga sempre diferenças acima de 15 pontos. Difícil acreditar no DataFolha.