Coluna do Correio

FRASE

Um homem é tão mais respeitável quanto mais numerosas são as coisas das quais se envergonha.”  (Bernard Shaw, dramaturgo, ensaista e jornalista irlandês)

SÓ 15 DIAS

O recesso de 31 dias a que teriam direito os vereadores, neste mês de julho, foi reduzido para 15 dias, medida anunciada na sessão de terça-feira (28) pelo presidente Ricardo Barbosa. A mudança se deve à realização de mais duas sessões ordinárias, nos dias 5 e 12. A da próxima terça-feira (5), com certeza, vai ter em sua pauta a votação do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que esperava-se fosse votada nesta semana e também a eleição do futuro presidente do Legislativo, escolha antecipada de dezembro. A posse, como manda a lei, continua em janeiro.

CHAPA ÚNICA

Conversas de bastidores sobre a escolha do futuro presidente revelam que é quase certa a participação de apenas uma chapa, encabeçada pelo vereador Nil Dantas (PSDB). Se confirmadas as conversas, ele será o novo presidente para o último biênio da atual gestão, com início em janeiro de 2023.

OPOSIÇÃO

Pelo que se viu durante todo o primeiro semestre, a oposição tem apenas dois vereadores e, portanto, número insuficiente de parlamentares para compor uma chapa formada por presidente, vice e dois secretários. Daí a quase certeza que o pleito terá chapa única.

OPORTUNIDADE

Os senhores edis poderiam aproveitar a oportunidade que se apresenta neste momento e, pelo menos, votar a redução do recesso para 15 dias no mês de julho. O ideal abolir todo esse período, mas se houver consenso em se chegar pelo menos à metade, já estará bom tamanho.

PAVIMENTAÇÃO

O prefeito Aladim continua liberando processos licitatórios para ampliar as obras de pavimentação por todo o município. Neste momento há um grande número em andamento e a resposta da população tem sido positiva. O anúncio do início das obras na Estrada do Pirucaia, no final da última semana, foi motivo de centenas de manifestações de euforia, pois era um serviço aguardado há mais de 4 décadas.

MUITAS OBRAS

31 ordens de serviços assinadas pelo prefeito Aladim e anunciadas em reportagem deste jornal na última semana, para obras nos mais diversos setores, que exigiram R$ 31 milhões em investimentos. Os recursos já alocados são dos governos estadual e federal, além de emendas parlamentares. Com mais esse megapacote de obras, o prefeito Aladim continua mantendo Mairiporã num canteiro de obras desde o início de seu governo, em 2021, não somente para recuperar a cidade de problemas relegados ao esquecimento a que foi submetida por administrações anteriores, mas também para construir, ampliar e reformar próprios públicos.

Mairiporã é hoje é uma cidade privilegiada por ter um gestor da estirpe de Aladim, além do laço forte que mantém com alguns deputados, responsáveis por atrair verbas e investimentos.

EM OUTUBRO

Ainda com relação às decisões do prefeito, tudo parece encaminhado para a abertura oficial do Hospital Anjo Gabriel, para atendimento geral, a partir de outubro.

FIM DA CORONAVAC

O Instituto Butantan interrompeu a fabricação da vacina Coronavac pela falta de pedidos do imunizante contra a Covid-19. O último lote foi entregue ao Ministério da Saúde em fevereiro. No total, o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo, entregou 110 milhões de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Com tecnologia chinesa, foi o primeiro imunizante aprovado no Brasil para uso emergencial, em janeiro de 2021. A chegada de outras vacinas (Astrazeneca, Pfizer e Janssen), com registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fez a Coronavac perder espaço na imunização dos brasileiros.