Coluna do Correio

FRASE

“Se Deus não lhe deu a graça da humildade, peça a Ele a da dissimulação e finja que é modesto.” (Tancredo Neves, político brasileiro)

TERRA PRETA

O prefeito Aladim foi informado, durante visita que fez a Barueri, onde o governador Rodrigo Garcia esteve reunido com 12 chefes do Executivo do interior, que Terra Preta vai receber investimentos da ordem de R$ 138 milhões na construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Convênio entre Estado e Sabesp está pronto e o anúncio das obras deve ser feito nos próximos dias. Mais uma conquista do atual governo para um problema que a população de Terra Preta cobra solução há mais de quatro décadas.

MÁQUINAS

O município recebeu mais quatro equipamentos para fazer parte da frota municipal: caminhão-pipa hidrojato, caminhão basculante, uma motoniveladora e uma ambulância. O trabalho do prefeito Aladim junto ao Governo do Estado é fundamental para equipar a Prefeitura, assim como é digno de reconhecimento o que o Estado vem fazendo em prol da cidade.

CAFÉ

Os mais de 8 mil alunos da rede municipal passaram a ter, desde segunda-feira (17), mais uma refeição nas unidades escolares. O prefeito participou da implementação do café da manhã para os estudantes. A medida visa levar boa alimentação às crianças. Agora cada escola fornece café e merenda. Os alunos que estudam à tarde, além da merenda, tomam um lanche ao final das aulas.

PREFERENCIAL (I)

Os vereadores, que tanto falam como defensores do povo, deveriam seguir exemplo de outras cidades a aprovar uma lei que proiba manter público preferencial (os mais idosos e os deficientes) na fila de espera externa nas agências bancárias. Se o fizerem, vão cumprir a parte que lhes cabe.

PREFERENCIAL (II)

Por outro lado, os bancos em Mairiporã não cumprem as leis. Nunca adotaram medidas aprovadas, como o tempo de atendimento, que tem legislação nesse sentido.  Se o município se dispuser a multar esses bancos pelo não cumprimento que as leis impõem, aí quem sabe algo de diferente ocorra.

CAMPANHA

O Fundo Social já colocou na rua a Campanha do Agasalho 2022, com o slogan “Roupa boa a gente doa”. O frio neste inverno promete ser dos mais rigorosos e o espírito solidário da população mairiporanense deve falar mais alto uma vez mais. Caixas estão espalhadas por repartições públicas e estabelecimentos comerciais.

SOLIDARIEDADE

Unidades do Poupatempo em todo o Estado recebem doações para a Campanha Inverno Solidário 2022. A iniciativa arrecada cobertores novos que serão doados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todo o material será destinado a moradores e entidades assistenciais ligadas ao Fundo Social dos municípios, incluindo hospitais e centros de acolhida. A ação será realizada até 21 de setembro.

DE VOLTA

Depois de muitos anos o futebol amador da cidade deu o ar da graça. Teve início o Campeonato Amador, com 12 equipes, porém apenas o Olaria está na disputa, das chamadas equipes tradicionais. Que a edição deste ano não seja apenas uma ‘chuva de verão’.

SEM NOME DO PAI

Os cartórios brasileiros registraram, no início deste ano, o maior número de recém-nascidos identificados somente com o nome da mãe. De janeiro a abril, foram registrados 56,9 mil bebês por mães solo, o maior em comparação com o mesmo período de anos anteriores. O estudo também aponta diminuição do total de nascimentos neste ano, totalizando 858 mil. Em 2018, foram 954,9 mil. De acordo com regras determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo com genitor no cartório, que deverá comunicar o fato aos órgãos competentes para início do processo de investigação de paternidade.

“VAQUINHA VIRTUAL”

Desde domingo (15), as empresas ou entidades cadastradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para prestar serviço de financiamento coletivo de campanhas nas eleições gerais de 2022 estão autorizadas a arrecadar recursos, desde que contratadas previamente por pré-candidatos ou partidos políticos. Na consulta à página do Tribunal, 14 empresas tiveram o cadastro aprovado até ontem, e outras 12 estavam em fase de cadastramento. Conhecido também como crowdfunding ou “vaquinha virtual”, o financiamento coletivo será utilizado no processo eleitoral brasileiro pela terceira vez. Esse tipo de financiamento para campanhas eleitorais foi instituído pela reforma eleitoral de 2017. Já foi utilizado nas eleições gerais de 2018 e no pleito municipal de 2020.