Cartório começa revisão do eleitorado em fevereiro

DETERMINAÇÃO da Justiça Eleitoral convoca todos os cidadãos que ainda não fizeram o cadastramento biométrico a comparecer ao cartório para a revisão do eleitorado. A convocação atinge 34 mil eleitores da cidade, o que corresponde a 55% do total. Quem já fez a biometria não precisa se apresentar novamente.
O prazo para comparecimento em cartório vai de 4 de fevereiro a 19 de dezembro e são necessários documentos pessoais com foto e comprovante de residência. Se o eleitor preferir, pode efetuar o agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Quem não participar da revisão do eleitorado terá a inscrição cancelada, conforme edital assinado pelo juiz da 237ª Zona Eleitoral, Cristiano Cesar Ceolin.
A medida é uma espécie de “última chamada” para a identificação biométrica, que em Mairiporã começou a ser realizada de forma não obrigatória desde 2015. Dados mais recentes apontam que na cidade 27.102 eleitores, de um total de 61.289 já estão cadastrados, o que representa 44,22%.
A meta da Justiça Eleitoral é que o procedimento esteja universalizado nas eleições municipais de 2020, pois os eleitores vão de forma digital.
No pleito de 2018, parte do eleitorado já havia aderido à biometria. Embora a identificação no dia da eleição não tenha sido pelas impressões digitais, os eleitores que participaram do procedimento podiam ser identificados por fotos nos cadernos de presença.
A chefe do cartório da 237ª Zona Eleitoral de Mairiporã, Célia Regina Fernandes Brito, afirma que é provável que a repartição abra em alguns fins de semana e feriados – o calendário será divulgado posteriormente.
O Cartório Eleitoral fica na Rua Ipiranga, 84, centro.