Cantareira volta ao estado de alerta com volume de água abaixo de 40%

O Sistema Cantareira fechou o mês de junho com volume de água armazenada abaixo dos 40%, segundo dados divulgados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e entrou em estado de alerta. Sem chuva, cuja incidência foi 50,4% menor que o esperado para o mês, a tendência é que durante neste período de estiagem possa levar a uma crise no abastecimento.

Ontem, conforme o site da Sabesp, o Cantareira tinha 39,7% em seu volume operacional, enquanto no mesmo período do ano passado era de 45%. Em junho choveu 29,8 milímetros, para uma média histórica de 59,1 mm, ou seja, apenas a metade.

O volume armazenado no sistema é de 391,3 milhões de metros cúbicos, com queda diária de 0,1%. Dos sete sistemas que abastecem o Estado de São Paulo, o Cantareira é o que apresenta o menor nível em seus reservatórios.

Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), foram adotadas faixas de acordo com a capacidade de volume operacional: mais de 60% (normal), entre 40% e 60% (atenção), 30% e 40% (alerta), 20% e 30% (restrição) e menos de 20% (especial). (Salvador José/CJ)