Espiritismo: 160 anos de caridade, religião e filosofia

MAIRIPORÃ TEM NÚCLEO DE ESTUDOS EMMANUEL

RELIGIÃO com 3,8 milhões de adeptos no Brasil, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o espiritismo completou 160 anos na terça-feira, 18. Foi o francês Allan Kardec quem fundou a doutrina em 1857, também autor do primeiro e principal livro, ‘O Livro dos Espíritos’.
Segundo a doutrina espírita, ela possui três aspectos: filosófico, científico e religioso. O filosófico ajuda a compreender o que somos, porque estamos aqui e para onde vamos. O científico estuda a origem, a natureza e o destino dos espíritos, além da relação entre o mundo material e o espiritual. E o religioso ensina que o conhecimento espírita traz consequências morais, ou seja, de nada adianta o aprendizado e seguir agindo da mesma forma.
Princípios – Os espíritas acreditam na existência de Deus, na imortalidade da alma, na mediunidade (possibilidade de os espíritos desencarnados se comunicarem com as pessoas) e na reencarnação.
Também creem que fora da caridade não há salvação, pois há que se olhar para o próximo, participar do progresso geral com as ações.
Em Mairiporã a doutrina é praticada há 44 anos no Núcleo de Estudos Espíritas Emmanuel, fundado em novembro de 1973, localizado na rua Alzira Ferreira Campos, 193, Jardim Fernão Dias.