Reforma tributária

Os governos da República, desde Deodoro da Fonseca, buscam trilhar caminhos mais fáceis para a solução de inúmeros problemas, sejam eles econômicos, de saúde, de geração de emprego, educacionais, enfim, todo o portfólio de responsabilidade federal.

E novamente isso se observa com o programa recém-criado por Lula, para baratear o custo dos automóveis, que as montadoras devem construir sob a pecha de ‘populares’, aqueles mesmos vistos décadas atrás, que os próprios fabricantes se encarregaram de ‘depenar os acessórios’ para que o custo compensasse o sacrifício.

É inacreditável a falta de criatividade dos governantes, que transformam os contribuintes em devedores e, em última análise, naqueles que vão pagar a conta.

Neste momento econômico vivenciado no País, ficam as indagações: R$ 60 mil é um preço popular? O público-alvo que se pretende atingir tem condições de pagar esse valor à vista, ou se meter num financiamento bancário? Uma vez financiado, quanto vai custar esse veículo ao final dos pagamentos?

E convenhamos, caro leitor, se o objetivo era propiciar aos menos favorecidos uma chance de comprar um carro, isso não vai acontecer. Mas, se ocorrer, vai ampliar em muito o recorte de inadimplentes em todo o País.

A tão propalada e esperada reforma tributária segue estacionada no Palácio do Planalto, sem data para atravessar a rua e chegar ao Congresso Nacional. As tentativas são muitas, porém parece que os esforços não são suficientes.

Com as fórmulas ‘mágicas’ que o governo federal impõe ao setor produtivo, o projeto do carro popular tende a naufragar e repetir aquilo que ocorreu com o ‘fusca do presidente Itamar’.

A cada quatro anos, a cada novo presidente, as promessas são renovadas e nunca saem do papel. Certa vez, em Brasília, José Sarney, então presidente, recepcionou prefeitos de todo o País e num dos trechos do discurso, que lhe renderam palmas, chapéus jogados para o alto, gritos e palavras de ordem, disse que faria a reforma tributária. Isso, em 1986.

Passados 37 anos, a reforma não aconteceu e os políticos seguem fazendo dela (a reforma) uma promessa eleitoral que os incautos acreditam.

 

 

 

 

 

 

 

Posts similares

  • Perfumaria legislativa

    Basta andar pelas ruas para ouvir a pergunta: “O que faz um vereador?” Certamente a maioria dos cidadãos deveria saber a resposta, mas não sabe. O eleitor, quando elege um parlamentar municipal, em cidade pequena, o faz por parentesco, amizade, interesse (cargo público) ou até mesmo dinheiro. Dificilmente se elege um vereador pela sua capacidade…

  • Novas escolhas

    Os candidatos a governar Mairiporã pelos próximos quatro anos já são conhecidos. Ao menos três, até prova em contrário, estão na briga pela principal cadeira do Palácio Tibiriçá. Neste momento vivenciado por Mairiporã, com empresas fechando as portas, milhares de trabalhadores desempregados e problemas sem solução, o que se espera é que os eleitores reflitam…

  • Muito além dos 200

    PASSADOS mais de 200 dias à frente da Prefeitura, Antônio Aiacyda parece não ter aprendido nada sobre a arte de governar a cidade. Mesmo com a bagagem de dois outros mandatos, insiste em cometer erros e não solucionar, ou pelo menos buscar alternativas para problemas de longa data. O agravante de agora é que recebeu…

  • Sem aventuras financeiras

    Analistas econômicos são praticamente unânimes em afirmar que o cenário previsto para o próximo ano está longe de ser otimista. Portanto, os governantes não vão ter céu de brigadeiro em suas finanças. Em milhares de municípios as prefeituras projetaram leis orçamentárias com expectativa de receitas menores em relação ao ano em curso, o que implica…

  • Duodécimo e a gastança

    O que é duodécimo? Pergunta que muitos se fazem e poucos sabem o que é. O Duodécimo é o repasse financeiro realizado pelo Poder Executivo até o dia 20 de cada mês, destinado a cobrir todas as despesas do Poder Legislativo. É calculado com base no somatório das receitas tributárias e das transferências efetivamente realizadas…