Coluna do Correio

FRASE

“A visão do governo sobre economia pode ser resumida em frases curtas: se a coisa se move, taxe-a; se continuar em movimento, regule-a; se ela parar de se mover, subsidie-a.” (Ronaldo Reagan, ex-presidente dos EUA)

TABULEIRO (I)

O tabuleiro de xadrez da política pré-eleitoral em quase todos os municípios começa a sair da caixa para a mesa, de modo a mover todas as peças que os partidos consideram importantes. A expectativa em Mairiporã é saber se o prefeito Aladim vai seguir no PSDB, um dos dois maiores partidos derrotados nas eleições de 2022. As conversas de bastidores são muitas, mas ainda não se falou em siglas que possam abrigar o chefe do Executivo. Se é que ele, de fato, vai bater asas do ninho tucano.

TABULEIRO (II)

A oposição ao atual mandatário do Palácio Tibiriçá, que praticamente foi dizimada nas urnas em 2020, depois de anos à frente de administrações temerárias e que provocaram o atraso da cidade, segue sem um norte e parece apontar para uma divisão do que sobrou da última eleição municipal. Segundo analistas, se separados são ruins, juntos são ainda piores. Sem contar os aventureiros de partidos que não estão no espectro ideológico ou não se compõem com outras agremiações.

TABULEIRO (III)

Nomes mais consolidados na política local já fazem movimentos em direção ao prefeito Aladim, que tem as portas abertas para candidatos com potencial. E não só em seu partido, mas naqueles que vão participar da sua reeleição. Alguns desses nomes, que vêm num crescendo nos últimos pleitos, já se decidiram pelo grupo do chefe do Executivo.

TABULEIRO (IV)

Oposicionistas que se aventurarem nas urnas no ano que vem têm, antes disso, muito a explicar sobre monumentais bobagens que fizeram no governo do município entre 2017/2020, como por exemplo, a questão do transporte urbano, que levou os usuários de ônibus a enfrentar toda sorte de problemas. Depois que o atual prefeito botou ordem na casa, os irresponsáveis de 2020 se fingem agora de mortos. Mas a população, diferentemente dos políticos, tem boa memória.

TABULEIRO (V)

Ainda sobre o PSDB, o partido tem perdido muitas e importantes filiações, e a estimativa é que metade dos prefeitos deixe a sigla, que vive uma crise nacional. A tucanada, segundo levantamento, deve migrar para legendas como Republicanos, PL e PSD. Nos bons tempos, o PSDB chegou a ter 245 prefeitos no Estado. As cinco cidades da região, em determinada época, eram governadas por prefeitos do PSDB.

SIGNATÁRIA

Mairiporã já aparece na lista de 280 municípios signatários que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis da Agenda 2030. Nesse total, aparecem cidades de diferentes portes populacionais e características territoriais, distribuídas em todas as regiões do País. Na nossa região, além de Mairiporã, só Francisco Morato aparece nessa lista.

DIREITA/ESQUERDA

O Datafolha, instituto de pesquisa que em 2022 errou muito nos resultados eleitorais, divulgou esta semana que 29% dos eleitores se dizem ‘muito’ petistas, e 25% se consideram ‘muito’ bolsonaristas. A pergunta é: que importância tem isso no atual momento vivenciado pelos brasileiros? Nenhuma! O povo está preocupado com a inflação alta, o endividamento, o custo de vida nas alturas e em arrumar emprego. O resto é uma tremenda bobagem.

VACINA

A revista Parasites & Vectors divulgou esta semana um estudo da Universidade de São Paulo (USP) que informa sobre um potencial alvo para se chegar a uma vacina contra a febre maculosa. A doença voltou aos noticiários nas últimas semanas, depois de várias mortes registradas no Estado.

NOMEAÇÕES

Cerca de 1.179 candidatos aprovados no concurso de soldado de 2ª Classe da Polícia Militar foram nomeados na última quinta-feira (15), pelo governador Tarcísio de Freitas. Agora todos vão frequentar o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados, para atender a política de redução do déficit policial no Estado de São Paulo, que no caso da Polícia Militar, está em torno de 14%.