FRASE
“A verdadeira dificuldade não está em aceitar ideias novas, mas escapar das antigas.” (John Maynard Keynes, economista britânico)
OBRAS
O prefeito Aladim, através de sua assessoria, divulgou anteontem o calendário de inaugurações de obras na segunda quinzena deste mês e em julho. Dentre elas, o Hospital Distrital de Terra Preta, que contará com 11 leitos, o Terminal Rodoviário também no distrito, e inúmeras ESF (Estratégia de Saúde da Família), com unidades novas e outras revitalizadas.
INSS
Aguardado há mais de 30 anos, um Posto de Atendimento do INSS vai ser entregue à população no dia 15 de julho, serviço que vai facilitar a vida dos mairiporanenses, sem a necessidade de buscar outras cidades para a solução de problemas previdenciários.
POSSE
Na terça-feira (13), em ato no gabinete da presidência da Câmara, o suplente Pastor Cícero (PL) assumiu a cadeira de vereador como titular, no posto que era de Rubens Alves (Sargento Rubão), cassado pela Casa de Leis. O novo integrante já participou da sessão no mesmo dia, no final da tarde.
DENOMINAÇÃO
A nova creche que o prefeito Aladim construiu na região central da cidade, mais precisamente na Rua Dom José Maurício da Rocha, deverá chamar ‘Creche Escola Municipal Antônio Shigueyuki Aiacyda’, denominação em homenagem ao ex-prefeito falecido em 2020. Projeto nesse sentido foi lido na sessão legislativa de terça-feira (13) e deve ser votado na próxima semana.
NO BOLSO
Depois de aumentos nas contas de água e luz, nos impostos, matrículas escolares, seguro de carro e IPVA, chegou a vez do bolso do cidadão arcar com os novos preços dos planos de saúde. Aumento salgado, de quase 10%. Mas o salário, ó!, como dizia o professor Raimundo.
CANONIZAÇÃO
A Câmara dos Deputados apresentou, discutiu e votou projeto de lei que vai punir quem discriminar os políticos. E seja em que circunstância for. Inclusive em hotéis, aeroportos, restaurantes, etc. e tal. Agora a proposta foi encaminhada para votação no Senado. O próximo passo, pelo que se vê, será a canonização de todos eles.
ICMS AMBIENTAL
O governo de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que dobra o repasse de ICMS Ambiental para os municípios que têm áreas de preservação e cobertura vegetal nativa. Com a nova regra, o governo estima que R$ 732 milhões sejam destinados aos municípios anualmente. O montante é 153% maior do que o destinado a cerca de 200 municípios ao longo de 2021 e 2022.
CRIMINALIDADE
Segundo dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), o Estado de São Paulo tem os maiores indicadores de crimes desde 2019. O mais letal, o de homicídio doloso por 100 mil habitantes, encerrou 2022 com 6,44, e o mais alto desde 2020 (6,48). Por outro lado, a taxa está em queda desde 2014, quando registrou 10,06. Os índices de furtos e roubos em geral e de veículos, também bateram recordes.