Coluna do Correio

FRASE
“Quando um homem quer matar um tigre, chama a isso desporto; quando é o tigre que quer mata-lo, chama a isso ferocidade. A distinção entre crime e justiça não é muito grande.” (Bernard Shaw, dramaturgo, escritor e jornalista irlandês).

O RETORNO
Depois de merecidíssimas férias os vereadores voltam ao batente na terça-feira, 7. Foi um ‘extenuante’ primeiro semestre com mais de 500 indicações, requerimentos, moções e concessões de honrarias a ilustres desconhecidos que nunca fizeram nada de relevante em favor da cidade. O receituário vai ser o mesmo neste segundo semestre. Nem a discussão e votação da LOA (Lei Orçamentária Anual) vão ser diferentes ao cotejá-las com as aprovadas em anos anteriores. Tudo irá transcorrer como o Executivo determinar. A expectativa é saber se o número de indicações baterá o recorde de legislaturas anteriores. Não é tudo o que a cidade precisa?

SÓ UM
Da lista de ‘sonháticos’ com a eleição para deputado (estadual e federal), apenas um de Mairiporã foi confirmado: Walid Ali Hamid, o Aladim, pelo PR, que terá outros 42 candidatos na chapa. Outros nomes ventilados durante os últimos meses desistiram da empreitada. O vereador Nil Dantas, que ensaiou disputar uma cadeira na Assembleia, acordou e viu que não tem cacife nem eleitoral, nem financeiro. Depois de governar a cidade por quatro anos, o seu partido, o PV, está destroçado e sem um nome de expressão. O filho do prefeito, que é secretário de Obras, também andou soltando balões de ensaio, mas rapidamente notou que os tucanos estão em baixa na cidade. Muito por conta da administração da qual faz parte. Também desistiu. Outros ‘sonháticos’ dos chamados ‘partidos nanicos’, que em eleições passadas se aventuraram, desta vez também decidiram ficar de fora.
NA ALDEIA
O leitor deve se lembrar do charivari entre o prefeito daquela pequena aldeia do interior e o seu líder na Câmara. Pois é, briga feia. Mas bastaram algumas semanas para tudo se ajeitar. Sucesso há mais de 40 anos no rádio, na pequena aldeia o cantor Lindomar Castilho voltou às paradas com sua música ‘Nós somos dois sem-vergonhas’.
FORA DA LISTA
O tucano João Doria, que tenta se eleger governador, visitou inúmeras cidades da região, mas Mairiporã, pelo menos até agora, está fora da lista. Um desprestígio para a tucanada local. Mas não foi só o tucano que não deu as caras. Os principais candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaff (MDB) e Márcio França (PSB), também não. O prestígio da classe política local nunca esteve tão baixo.
BASTIDORES
Dizem assíduos frequentadores do Palácio Tibiriçá que alguns tucanos de alta plumagem ensaiaram migrar para o PSB, do atual governador, Márcio França. Essa debandada teria sido motivada por uma verba que o Estado repassaria a Mairiporã. Só que em ano eleitoral há limites no calendário para transferências de recursos. Como o dinheiro não veio, resta saber se a tucanada vai assim mesmo ou volta ao ninho de bico fechado.
CAFEZINHOS
Os eleitores, que tiveram um ano e meio de folga, podem se preparar, pois os candidatos iniciam na segunda quinzena deste mês muitas visitas, muita conversa fiada, cafezinho e encheção de saco. E a maioria desses visitantes indesejados certamente estará acompanhada de políticos locais, o que torna a situação ainda mais incômoda.

PROPAGANDA
O calendário eleitoral permite propaganda política a partir do dia 16 de agosto, quando as candidaturas aos diferentes cargos em disputa estarão homologadas. Porém, de acordo com especialistas em direito eleitoral, existe uma dúvida se o pré-candidato pode usar os instrumentos de divulgação online uma vez que ainda não estão claros os mecanismos que permitirá fiscalizar quanto cada um está investindo neste tipo de ação.
FRANÇA
Dada como certa a aliança com os tucanos, o PR do vereador Aladim oficializou apoio ao governador Márcio França (PSB), que tenta a reeleição. Para boa parte dos políticos, essa decisão foi uma surpresa. O PDT também vai com França.
VICE
Todos os candidatos a presidente da República estão com dificuldades em arranjar nomes interessantes para a vaga de vice-presidente. Pelo menos um nome que está solto na praça ainda não foi convidado e certamente aceitaria: Michel Temer.
ECONOMIZAR
Ao que parece, autoridades do Estado começam a se preocupar de verdade com a longa estiagem e a queda nos níveis de armazenamento de água do Sistema Cantareira. Em São Paulo, por exemplo, lavar carros, calçadas e quintais, vai render multa. Os mairiporanenses deveriam economizar a água, pois ela pode fazer falta mais adiante.
A QUEDA
Dizem os internautas mais espirituosos que Neymar, de tanto cair nos jogos da Copa do Mundo, acabou caindo ‘fora’ da lista dos 10 melhores jogadores do mundo em 2018. Faz sentido.