A Escola Estadual Profª Nide Zaim Cardoso inaugurou o seu Espaço Memorial ‘Nide Zaim Cardoso’ e a revitalização da quadra poliesportiva, no último dia 26.
Com a presença dos familiares da patrona da escola, professora Nide Zaim Cardoso, alguns de seus ex-alunos lá compareceram: o delegado Aloysio Salotti, o Junior Milharesi, representando o presidente da Câmara vereador Ricardo Barbosa, e o prefeito Aladim. O Dirigente Regional de Ensino, Celso de Jesus Nicoletti, prestigiou o evento enaltecendo a qualidade dos serviços educacionais da unidade escolar.
O atual diretor, professor Daniel Azevedo, também foi aluno da professora Nide e emocionado destacou o trabalho da patrona, dos convidados homenageados, o trabalho em equipe dos professores e professoras da escola e seus funcionários, fundamentais para a realização do evento.
A escola Nide Zaim Cardoso foi a segunda escola pública de Mairiporã. Foi inaugurada como Colégio Estadual de Mairiporã nos anos 1950 com a missão de oferecer aos jovens de nossa cidade o curso ginasial e colegial, respectivamente, os atuais ensinos fundamentais ciclo II e médio. Na época, os jovens que pretendiam continuar seus estudos precisavam se deslocar para as escolas da zona norte da capital paulista. A primeira escola de Mairiporã, então Grupo Escolar, atual E.E Profª Hermelina Albuquerque Passarella, havia sido instalada em 1936 e atendia ofertando apenas o curso primário, ciclo I do ensino fundamental.
Ao estabelecer em seu calendário escolar o Dia da Patrona, a escola Nide Zaim Cardoso, além de resgatar a sua história, oferece aos alunos e a toda a sua comunidade escolar a valorização e a sua importância na vida de milhares de pessoas durante todo esse período.
O evento foi pautado pelo memorial que extrapolou homenagear a patrona, pois trouxe alguns dos profissionais que atuaram em determinados momentos na escola, reconhecendo o processo de construção de sua história. Impossível não se sensibilizar com o envolvimento desses atores em prol do constante comprometimento com a missão de escola: ensinar seus alunos da melhor forma possível formando-os para exercerem suas cidadanias.
O prefeito Aladim, que também foi aluno da escola, expressou a importância de seus professores para sua formação. Destacou, ao mencionar à professora Neusa Midori, também homenageada no evento, a importância de seus ensinamentos matemáticos enquanto aluno no curso superior. Mencionou à professora, Ione Coimbra, e que tem utilizado seus ensinamentos históricos no seu cotidiano.
O atual diretor da escola, professor Daniel Azevedo, se emocionou ao revelar ter sido aluno da professora Nide Zaim Cardoso e mencionou a importância de seus ensinamentos.
O evento possibilitou uma misto de alegria e emotividade nos presentes, exaltando a sensação de pertencimento a todos os envolvidos nesse processo junto ao Colégio Estadual de Mairiporã que, em 1979, foi renomeado honrando sua professora que faleceu precocemente num acidente na Rodovia Fernão Dias ao voltar de um evento da escola.
O historiador e cientista político uruguaio, René Armand Dreifuss, em sua principal obra, 1964: A Conquista do Estado, onde trata o golpe de estado brasileiro, em sua prefação menciona: “Um povo que não conhece a sua história pode cometer os mesmos erros”. Por desconhecer, ou por não ter compromisso com a sua história, também é possível cometer erros, acrescento.
Relembro Dreifuss porque recentemente vi numa postagem do facebook uma foto de alunos uniformizados na porta principal da escola. Nos comentários alguém menciona trata-se dos alunos do Colégio Santa Maria. Tenho a impressão que eram alunos do Colégio Estadual de Mairiporã, como era chamado na época. Pelo que sei, o Santa Maria utilizava o prédio estadual no período noturno. Em 1992, então na direção da escola Nide Zaim Cardoso, me foi solicitado pelo então Delegado de Ensino, professor Pedro Graf, a necessidade da escola Nide Zaim Cardoso assumir os alunos da escola particular no período noturno da escola, pois o Santa Maria estava encerrando suas atividades.
Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Planejamento Estratégico Situacional – FUNDAP- Administração Pública-Gestão de Cidades UNINTER; Dirigente Regional de Ensino DE Caieiras (1995-96), Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)