Supremo Tribunal ou armazém de secos e molhados?

Muito já se disse sobre o Brasil, a sua gente, a classe política que possui, enfim, uma gama variada de termos para adjetivar o que realmente é esta Nação. Até o presidente francês Charles De Gaulle, num de seus arroubos, se permitiu a dizer que este não é um país sério.

De uns tempos a esta data, o Supremo Tribunal Federal passa a impressão de ter abarcado os outros dois poderes (Executivo e Legislativo) e em muitos casos, ganhou até excepcionais poderes de polícia. Manda prender e soltar.

O que temos visto nos últimos anos é uma corte suprema ultrapassando seus limites ao legislar sobre temas diversos, que vão desde homofobia, descriminalização das drogas, interrupção da gestação de grávidas com infecções por vírus da zika, até a inacreditável análise se o Brasil poderia ou não sediar a Copa América de Futebol. Pautas que cabem ao Legislativo ou Executivo.

Ao Supremo cabe guardar a Constituição, não criar leis e interferir em outros poderes. Quando os assuntos dizem respeito ao Legislativo e Executivo, cabe ao plenário decidir, não ao STF, muito menos em decisão monocrática, aquela que dá poderes imperiais aos ministros e evidencia que o STF vem agindo fora de seu perímetro.

Virou moda recorrer ao Supremo, inclusive partidos políticos, como se não existissem outras instâncias no Judiciário ou outros poderes. E pelo que se vê, parece não haver mesmo. A seguir nessa toada, em breve suas excelências estarão reunidas para julgar roubo de galinha, furto em supermercados e ações de despejo.

A nomeação de ministros para a corte máxima da Nação é outro ponto que incomoda e gera críticas. Presidentes da República nomeiam amigos, simpatizantes ou correligionários, com as benções do Senado da República. Meritocracia não conta.

Os tempos que vivenciamos são difíceis e estranhos, de um obscurantismo jamais visto. A torcida é para que o Supremo Tribunal Federal não se transforme em um armazém de secos e molhados. Mas do jeito que a coisa vai, está a um passo disso.

 

 

Posts similares

  • Omissão e permissividade

    As chuvas chegaram e devem perdurar até março, quando fecham o verão. Chuva sempre é bom. Mas tudo que é bom tem um lado perverso. Com a chuva não é diferente. Quando falta, os estragos são muitos. Quando é demais, também. No caso de chuvas demasiadas, os estragos são provocados mais por ação e omissão…

  • No país do faz de conta

    Política no Brasil virou sinônimo de tudo o que não presta. E se uma análise mais pormenorizada for feita, constatar-se-a que é verdade. Os políticos, em sua maioria, transformaram todo o processo de escolha dos representantes do povo em um jogo onde vale tudo, principalmente mentir, enganar, subornar, aliciar, subverter, corromper, mas só uma coisa…

  • Aposta certa

    Não raras vezes escrevemos neste mesmo espaço que mudar o modo de governar Mairiporã exigia gestores competentes e focados em projetá-la a médio e longo prazos para profundas transformações urbanas e sócioeconômicas. Afinal, são essas mudanças que influenciam a vida de uma população cada vez mais numerosa, porém com uma maioria de baixa renda. A…

  • E agora, Antônio?

    Com a licença poética do grande Carlos Drummond de Andrade, adaptamos aqui parte da primeira estrofe do famoso poema ‘José’, que ilustra o momento político vivido pela cidade e pelo seu governante maior: “E agora, Antônio? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Antônio?… Após anos à espera de uma solução para a…

  • Desespero na base

    Quem não teve programa melhor na terça-feira e assistiu à sessão da Câmara, ficou com a nítida sensação de que os vereadores que apoiam o prefeito parecem querer acordar do estado de letargia a que estão submetidos. A maioria dos senhores edis fez uso da tribuna para justificar ações que adotaram ao longo dos últimos…