USP tem maioria de alunos de escolas públicas

Os alunos que vieram do Ensino Público (EP) foram aprovados em 2023 na USP – Universidade de São Paulo e conquistaram 5.714 vagas das 10.662 concorridas, mais de 54%, sendo 2.020 delas preenchidas por pretos, pardos e indígenas (PPI).

Desde 2017, quando foi instituída a política de reserva de vagas, esses segmentos vem evoluindo. Em 2018 foram 41,2% e gradativamente vem aumentando atingindo agora 54,1%.

Neste ano todos os vestibulandos concorreram as vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC) e depois os segmentos da Escola Pública conforme as normas estabelecidas e depois os PPIs; o que ampliou as possibilidades desses segmentos.

FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular, que organiza o vestibular para ingresso à USP, é considerado o maior processo seletivo do Brasil. O vestibular da Fuvest seleciona candidatos para estudar na USP estando entre os mais concorridos e atrai estudantes de todas as regiões do país.

SISU – O Sistema de Seleção Unificada reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, como a USP, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação.

Os vestibulandos oriundos da FUVEST tem disponibilizadas 70% das vagas da USP e o SISU com os outros 30 % na maioria dos cursos.

Em 2023, o orçamento da USP está previsto em R$ 8,4 bilhões, sendo R$ 925,2 milhões oriundos de recursos de receitas próprias com prestação de serviços, aluguéis, entre outros. Neste sentido, nada mais justo que ofertar suas vagas de forma diversa possibilitando oportunidades para os segmentos que compõe nossa sociedade.

A USP ter a maioria de alunos de escolas públicas é um incentivo para rede pública do ensino básico!

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.