TRE inicia campanha de incentivo ao cadastramento biométrico

O TRIBUNAL Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) começou a veicular nas emissoras de televisão um filme publicitário para alertar os eleitores sobre a necessidade de fazer o cadastramento biométrico nas cidades onde o sistema já é obrigatório.
Dados do TRE paulista indicam que, até abril último, 7,4 milhões de eleitores tinham feito a biometria, o que representa 22,56% do eleitorado do estado (33 milhões). O sistema de identificação por biometria já foi implantado em 82 cidades. O comparecimento dos eleitores às unidades da Justiça Eleitoral é obrigatório sob pena de cancelamento do título de eleitor.
Em nota, o TRE recomenda aos eleitores da cidade de São Paulo, onde o comparecimento ainda é facultativo, que agendem o atendimento e se antecipem à obrigatoriedade. Dos quase 8 milhões de eleitores da capital paulista, 32% fizeram a identificação biométrcia.
Mairiporã – Informações colhida pela reportagem junto ao Cartório de Mairiporã, apontam que na cidade já realizaram o cadastramento biométrico 10.180 eleitores, pouco mais de 17% do total (59.216) apto a votar nas eleições do ano que vem.
O colégio eleitoral ficou menor, diante do cancelamento (dados oficiais) de 1.182 títulos cujos titulares não foram regularizar. Em janeiro a cidade contava com 60.398 eleitores.
Para fazer o recadastramento é necessário ir ao Cartório Eleitoral e apresentar documento pessoal com foto (pode ser RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência (contas de luz, água ou telefone ou correspondência comercial e bancária) e Título de Eleitor (se possuir).

Fonte: AB