Comércio aposta na recuperação das vendas no Dia dos Pais

MESMO com funcionamento parcial, de apenas quatro horas por dia, o comércio aguarda com ansiedade o Dia dos Pais, que este ano será celebrado no dia 9 de agosto, data considerada pelos comerciantes como um termômetro em relação ao estado de espírito do consumidor.

Faltando duas semanas, os lojistas de Mairiporã se mostram um pouco mais animados, depois das fracas vendas de outras duas celebrações que deixaram a desejar: Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Segundo os comerciantes ouvidos pela reportagem, embora o setor esteja enfrentando problemas e obrigado a reaprender e se reinventar, a expecatativa é positiva em relação às vendas. Muitos estabelecimentos também se preparam para efetuar atendimento remotamente, por meios de ferramentas digitais e delivery.

Presente – Os lojistas acreditam que mesmo em momento de dificuldade as pessoas não vão deixar de dar presentes aos pais. Mesmo que os gastos sejam menores neste ano, uma lembrancinha é sempre uma opção.

No caso dos restaurantes, cujas regras de funcionamento são mais rígidas, alguns já prepararam um atendimento personalizado para os clientes, via delivery, com novas parcerias de aplicativos e entregas mais ágeis.

Ticket – De acordo com pesquisa da Méliuz, empresa líder em cashback do País, trata-se de um método de compras que possibilita ao cliente recuperar parte do dinheiro gasto em determinadas mercadorias ou serviços –, aponta que 69% dos brasileiros pretende presentear os pais. A projeção do gasto, segundo a maior parte dos entrevistados, está entre R$ 51 a R$ 100, valor menor do que o gasto no ano passado, que ficou na casa dos R$ 150. Ainda segundo o levantamento, 51% das pessoas devem optar por roupas.

Em segundo lugar, vem a categoria acessórios e calçados com 28%, seguido de itens eletrônicos, com 25,1%. Já os perfumes e cosméticos foram citados por 22,18% e celulares, por 15,9% dos entrevistados.

E-Commerce – O setor comercial que mais avançou neste ano atípico de pandemia do novo coronavírus, foi o e-commerce.

Números da Cashback World apontam um aumento no Brasil nas compras pela internet de 73% entre fevereiro e março.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) confirmam esse crescimento e revelam que o e-commerce registrou vendas de R$ 3,3 bilhões no Dia das Mães, e para o Dia dos Namorados de 2020, comemorado em 12 de junho, o aumento nas vendas on line foi de 18% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Para a próxima data comemorativa, a ABComm prevê alta nas vendas acima dos 20% entre as semanas dos dias 20 de julho até 8 de agosto, e ter faturamento até mais alto que o Dia das Mães – pode passar dos R$ 3,5 bilhões, com tíquete médio de R$ 375. No ano passado as vendas on line não chegaram a R$ 3 bilhões para o Dia dos Pais.