A SABESP voltou a utilizar só um índice de armazenamento no principal manancial que abastece a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o Sistema Cantareira. Desde segunda-feira (15) a companhia divulga apenas o atual “Índice 3”, que passará a ser denominado apenas “Índice Armazenado”, exatamente como era feito antes da crise hídrica de 2014-2015 e que sempre foi usado para divulgar os índices de todos os mananciais que abastecem a região metropolitana.
Na prática, como a Sabesp deixou de bombear a água das reservas técnicas, não faz mais sentido incluir esse volume na medição, mesmo que a experiência durante a crise tenha provado que é possível usar essa água para abastecer a população.
A companhia vai manter somente o indicador relativo ao volume útil. O “Índice Armazenado” é obtido pela divisão do volume armazenado pelo volume útil máximo. O volume útil total do Sistema Cantareira é de 982,07 bilhões de litros. Ou seja, esse é o volume de água que cabe quando as represas do sistema estão com 100% de capacidade. Para calcular o “Índice Armazenado”, basta dividir o volume de água de um dia específico pelo volume útil e multiplicar o resultado por 100.
Fonte: saneamento.sp