Tráfico, porte e apreensão de drogas mantém números do ano passado

PRODUTIVIDADE POLICIAL

As forças de segurança do município, no período de janeiro a outubro deste ano, mantiveram os mesmos números de produtividade policial de igual período do ano passado nos registros de crimes considerados mais violentos (posse, tráfico e apreensão de entorpecentes). Naquela oportunidade foram 78 casos, ante 79 no decorrer deste ano.

Embora haja equivalência entre os resultados, esse tipo de crime segue enfrentando maior resistência das forças policiais.

No cômputo geral, as ações ocorrem em maior número em 2023, aumento de 22,9% ante igual intervalo de tempo de 2022. Foram 1.757 registros no ano em curso e 1.356 no ano passado.

Esse crescimento, no entanto, se deveu a três itens em especial: menores apreendidos  por mandado (119 x 106), prisões efetuadas (267 x 201) e número de inquéritos instaurados (770 x 468).

Quedas nessa produtividade ocorreram em porte de arma (3 x 5), armas apreendidas (14 x 27), menores presos em flagrante (169 x 185), flagrantes lavrados (151 x 153) e veículos recuperados (118 x 123).

A expectativa é que os números sejam ainda melhores com os dados de novembro, que só serão divulgados ao final deste mês, e que dezembro também seja positivo, pois espera-se que a Polícia Militar aumente seu efetivo com o intuito de reforçar as ações preventivas e ostensivas, especialmente pela grande concentração de consumidores nas lojas, assim como em parques e outros locais de eventos. (Juarez César/CJ – Foto: SSP/SP)