OS SERVIDORES públicos municipais de Mairiporã vão ter um reajuste salarial de 4,76%, ao invés dos 6,29% da inflação registrada no ano passado. A proposta aprovada é 32% menor do que deveria ser.
A categoria esperava, além dos 6,29%, mais 4% que a Prefeitura não pagou em novembro do ano passado, relativa à inflação registrada em 2015. O prefeito Antônio Aiacyda, logo que assumiu, contestou na Justiça o pagamento acertado por seu antecessor, de 10%. Os 4% eram relativos à terceira e última parcela do acordo.
Para oferecer um reajuste menor, o prefeito levou em contra o período de março de 2016 a fevereiro de 2017 para aplicar o percentual, o que significou perda ao funcionalismo.
Sem discutir a matéria e sem qualquer questionamento, os vereadores votaram os três projetos que tratavam do assunto, de forma rápida, que abrange os funcionários ativos da Prefeitura e do Instituto Municipal de Previdência, os inativos (aposentadorias e pensões) e servidores do quadro de magistério. O projeto aprovado não retrocedeu o benefício à data-base da categoria, dia 1º de fevereiro. Passou a valer a partir de 1º de maio.
Assim como os vereadores, não se viu qualquer manifestação dos servidores contra o repasse menor e mudança da data-base, nem do Sindicato da categoria.