Tempo segue quente e seco até a quarta-feira

PREVISÃO dos institutos de meteorologia indicam que a chuva não virá nas cidades que integram o Sistema Cantareira. Pelo menos não até terça-feira, 18. Com isso o tempo seco e quente permanece em Mairiporã, onde se localizada uma da seis represas do sistema, a Paiva Castro.

Sem chuva o nível do Cantareira continua a baixar e fechou ontem com 50,1% de água armazenada, computando-se o volume útil.

Em julho, o índice pluviométrico foi de 6,9 mm, para uma média histórica no período de 47,7 mm. Em agosto, na primeira quinzena, a estiagem é ainda maior, com apenas 0,2 mm de chuva, diante da média para o mês de 35,1 mm.

Segundo os meteorologistas, uma massa de ar seco permanece sobre o Estado de São Paulo, o que mantém o tempo estável e com predomínio de sol. Uma nova frente fria. A previsão é que na quarta-feira, 19, a chuva dê as caras, porém vai embora dois dias depois.

Informações do Instituto Climatempo acrescentam que, nesta segunda semana do mês de agosto, ainda não há previsão de grandes mudanças no tempo. O bloqueio atmosférico continua ativo, impedindo que as instabilidades avancem para o Sudeste.

Diante desse quadro, a umidade relativa do ar segue em declínio, chegando a 20% em algumas cidades da Grande São Paulo, quando o ideal é 60%.