Comércio de Mairiporã foi bem nas vendas na Semana dos Pais

OS NÚMEROS não podem ser mensurados, mas lojistas de Mairiporã que conversaram com a reportagem do Correio, se disseram satisfeitos com o crescimento das vendas na semana comemorativa ao Dia dos Pais. Mesmo assim, ainda abaixo do alcançado em 2019.

Na semana comemorativa e principalmente nos três dias que antecederam a data festiva, as vendas cresceram 6,5% na comparação com os meses anteriores. Se comparado apenas com o mês de julho, esse crescimento foi bem maior, quase 20%.

Para um gerente de loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, a recuperação começou em maio, muito lentamente, e foi melhorando com o passar do tempo. “Temos uma boa melhora nos resultados”, assinalou.

Todos afirmaram, no entanto, que esse desempenho favorável só foi possível graças à reabertura do comércio. “Se o expediente normal estivesse valendo, acredito que venderíamos muito mais”, disse um funcionário de loja de roupas e acessórios.

Datas – O comércio tem ainda duas ótimas datas para vendas: Dia das Criaças e Natal. Uma é em 12 de outubro, que cai numa segunda-feira, o que pode permitir a abertura das lojas na véspera, um domingo. A mudança das eleições para novembro também foi considerado um fator positivo, segundo os comerciantes.

O Natal, que cai numa sexta-feira, embora seja a melhor data de vendas, pode experimentar um movimento atípico, pois muitos trabalhadores, de todos os segmentos da economia, receberam antecipadamente o 13º salário, assim como aposentados e pensionistas.

Em muitas cidades, e Mairiporã foi uma delas, os salários extras de dezembro já foram pagos e esse contingente de pessoas pode não engrossar o movimento de final de ano.

Também deve ser levado em conta o alto número de brasileiros que perderam os empregos desde o início da pandemia.