Isolamento foi o menor para um fim de semana em Mairiporã

NO FINAL de semana em que se comemorou o Dia dos Pais foi também o que registrou o pior isolamento social em Mairiporã, desde o início da pandemia do novo coronavírus. A cidades registro índice de 42% no sábado, 8, o menor percentual desde o início da pandemia.

Nas primeiras semanas da quarentena, no mês de março, o isolamento alternou entre 65% e 68%% aos finais de semana. Desde então vem caindo – em maio ficou em torno de 50%. No domingo de Dia das Mães, em 10 de maio, o isolamento foi de 53%.

No sábado e domingo anteriores ao recorde negativo, nos dias 1 e 2 de agosto, com o registro de 43%, a cidade já dava um indicativo de que não conseguiria mais se aproximar dos 55% de isolamento, índice mínimo recomendado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus. O ideal, contudo, é que fique próximo dos 70%.

Para especialistas, a queda lenta, mas diária do isolamento é consequência de uma saturação com a quarentena. Enfatizam que seria muito difícil manter isso indefinidamente, em particular em uma sociedade, dentre outras razaões, com um nível de escolaridade que deixa a desejar.

As demais cidades da região também sofreram queda no isolamento no último fim de semana: Caieiras, Cajamar e Francisco Morato chegaram a 37%, enquanto Franco da Rocha teve o pior índice: 35%.