Surra de deixar vergão

Para quem se considerava imbatível, desfilava sua empáfia onde quer que fosse, se portava com ares imperiais, a derrota do domingo que passou, nas urnas, foi uma lição de vida para o prefeito, senhor Antônio Aiacyda. Em todos os seus anos de política, não imaginava que deixaria a vida pública de forma tão humilhante. Uma surra de deixar vergão.

Neste espaço escrevi inúmeras vezes sobre as mazelas de seu governo, muitas das quais se transformaram e CEIs na Câmara, que certamente deverão se juntar a outras que já estão no Poder Judiciário.

O estilo centralizador, que impôs em suas três passagens pela Prefeitura, em especial nesta última, foi responsável, em larga medida, pela sua derrota, mesmo tendo feito uma campanha de candidato de cidade grande.

O eleitor, desta vez, não se deixou enganar, embora o prefeito tenha feito uma votação que, sinceramente, achei exagerada. Mas nem sempre é possível abrir os olhos de todos os incautos. Mas foi uma derrota com sinal claro de aposentadoria. O senhor Antônio Aiacyda já cumpriu seu papel e sai de cena melancolicamente, pois mesmo no dia da eleição, ainda não sei se como forma de manter a fleuma dos correligionários, se dizia vitorioso. No fundo, sabia que estava derrotado.

A sua derrocada engloba uma série de fatores que, agora, terá tempo de sobra para analisar, se é que isso, de algum modo, lhe interessa.

Um antigo ditado diz: “O rei morreu, viva o rei!”, ou seja, Aiacyda agora vive o seu ocaso definitivo, enquanto Aladim surge com promessa de mudança radical não só na maneira de governar, como dar atenção às prioridades, administrar para todos e não apenas para os amigos e dar atenção especial à Saúde. A expectativa é a de que, enfim, teremos um hospital com atendimento digno aos menos favorecidos.

Seria hipócrita se não demonstrasse minha satisfação com a derrota do atual prefeito e o seu envio à aposentadoria. E ele sabe perfeitamente do que estou falando.

Mas foi, sem dúvida, uma surra de deixar vergão.

  

Ozório Mendes é advogado militante na Comarca, foi vereador e presidente da Câmara na gestão 1983/1988