Setembro registra 6°C mais quente do que a média histórica na cidade

CHOVEU 49% MENOS

Dados da Defesa Civil do Estado, corroborados pelos institutos de meteorologia, mostraram que Mairiporã encerrou o mês de setembro com 3,9°C mais quente que a média histórica. Os termômetros, em média, chegaram a 34°C, ante os 28°C geralmente registrados.

O sol forte, o clima abafado e o calor beirando o insuportável se fizeram sentir na segunda quinzena de setembro, período em que se registraram as maiores máximas.

A previsão para os próximos meses é que o calor siga forte, principalmente pelos dias serem mais longos. Bloqueios atmosféricos, que impedem a entrada de frentes frias também contribuem para as fortes ondas de calor. Até o final do ano, segundo os institutos, a previsão é de temperaturas acima da média.

Chuva – Na contramão do calor intenso e sensações térmicas muito acima das indicadas pelos termômetros, a chuva praticamente não apareceu. O volume foi 49,2% menor do que o esperado para setembro. Foram 70 milímetros ao longo dos trinta dias, ante a média pluviométrica de 142 milímetros prevista para o período.

Esse quadro fez com que a umidade relativa do ar caísse a níveis muito baixos, aquém dos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Juarez César/CJ – Foto: Pixabay)